AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM: DO DESIGN ÀS PRÁTICAS

Autores

  • Eglantine Guély Costa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40348

Palavras-chave:

ambiente digital de aprendizagem, centro de recursos, dados de aprendizagem, autonomia do aluno aprendiz.

Resumo

O CRAPEL (Centro de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Línguas) desenvolveu um ambiente digital de aprendizagem com o intuito de reunir elementos característicos dos centros de recursos de línguas para construir um dispositivo autodirigido de inglês. Apresentaremos este ambiente onde comparamos os dados relacionados ao uso do ambiente digital de seis alunos aprendizes no ambiente projetado com trechos de entrevista de aconselhamento pedagógico realizadas com eles. Mostraremos como este ambiente evidencia uma pedagogia da autonomia e procuraremos determinar as alavancas e freios ligados à sua utilização.

Traduzido por: Ayumi Nakaba Shibayama e Andrea Sousa dos Santos

Biografia do Autor

Eglantine Guély Costa, Universidade Federal do Paraná

Guely Costa Eglantine Jocelyne Christine possui graduação em Licenciatura em Letras Modernas Habilitação FLE - Université Nancy 2 (2001), mestrado em Didática das línguas estrangeiras - Université Nancy 2 (2007) e doutorado em Ciências da linguagem - Didática das línguas - Université de Lorraine (2012). Atualmente é professor adjunto de língua francesa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: autonomia do aprendiz, aconselhamento linguageiro, aprendizagem de línguas estrangeiras, línguas estrangeiras e internet. (Texto do currículo Lattes informado pelo autor)

Downloads

Como Citar

Costa, E. G. (2014). AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM: DO DESIGN ÀS PRÁTICAS. Revista X, 2(0.2014). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40348

Edição

Seção

Artigos para número atemático