AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM: DO DESIGN ÀS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40348Keywords:
ambiente digital de aprendizagem, centro de recursos, dados de aprendizagem, autonomia do aluno aprendiz.Abstract
O CRAPEL (Centro de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Línguas) desenvolveu um ambiente digital de aprendizagem com o intuito de reunir elementos característicos dos centros de recursos de línguas para construir um dispositivo autodirigido de inglês. Apresentaremos este ambiente onde comparamos os dados relacionados ao uso do ambiente digital de seis alunos aprendizes no ambiente projetado com trechos de entrevista de aconselhamento pedagógico realizadas com eles. Mostraremos como este ambiente evidencia uma pedagogia da autonomia e procuraremos determinar as alavancas e freios ligados à sua utilização.
Traduzido por: Ayumi Nakaba Shibayama e Andrea Sousa dos Santos
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain copyright of all works published by Revista X.
Revista X publishes articles under the Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 license.
The non-exclusive distribution of online papers through institutional and pre-print repositories is hereby authorized.
The author’s style shall be maintained after regulatory, orthographic, grammatical, and layout corrections undertaken during the editorial process.