PRÁTICA PARA O APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: NÃO COLOQUE TUDO NO MESMO BALAIO

Autores

  • Robert Dekeyser UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40462

Palavras-chave:

prática, aquisição de habilidade, desenho de currículo, correção, diferenças individuais.

Resumo

Depois de apresentar alguns dos principais argumentos contra certas concepções restritivas de prática para a aprendizagem de uma segunda língua, este artigo reforça a validade de entender o conceito de prática de uma maneira mais ampla, ainda focada na forma, ou até mesmo nas formas, mas com a devida atenção para a relação entre forma e significado, bem como para uma sequência adequada de atividades que assegurem a aquisição do conhecimento declarativo, primeiramente, seguido da sua procedimentalização e automatização (pelo menos parcial). É feita uma breve síntese de atividades que se enquadram nesse conceito, assim como são dadas algumas recomendações para a sua adaptação às diferenças individuais dos alunos e às de grupo. 

Biografia do Autor

Robert Dekeyser, UFPR

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), fez graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura em Lingua Portuguesa e Italiana pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora de italiano da Universidade Federal do Paraná e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingua Italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: lingua italiana, ensino de linguas, metodologia de ensino e pesquisa e formação de professores.

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Como Citar

Dekeyser, R. (2014). PRÁTICA PARA O APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA: NÃO COLOQUE TUDO NO MESMO BALAIO. Revista X, 2(0.2014). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40462

Edição

Seção

Artigos para número atemático