TAREFA: UM CONCEITO-CHAVE DA PERSPECTIVA ACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2014.40330Palavras-chave:
tarefa, exercício, atividade, abordagem orientada para a ação, CEFR, Task Based Learning and TeachingResumo
Usado em diversas áreas da vida, o termo "tarefa" tornou-se impreciso e polissêmico. Ele também pode se referir à didática de língua estrangeira, área na qual adquiriu vários significados: desde uma tarefa simples (de gramática) até sequências de tarefas ou projetos que exigem trabalho ao longo de muitas unidades. "Tarefa" é um conceito-chave de descrição linguística incluído no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e traz uma nova dimensão para o processo de ensino/aprendizagem. Sua implementação se dá em um ambiente específico, isso implica um propósito determinado (linguístico e/ou extra-linguístico) e orienta o trabalho do aluno. A tarefa traz mudanças no papel dos professors, na didática e nas suas relações com os alunos. A fim de implementar o ensino baseado em tarefas na prática educativa, precisamos de algum referencial teórico. O objetivo deste artigo é apresentar exemplos de interpretação do conceito de "tarefa" e suas implicações didáticas no contexto da abordagem orientada para a ação. Artigo traduzido por Eduardo Nadalin e José Carlos Moreira
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

