Proposta de uma Escala Multiitens para Avaliar os Fatores Determinantes da Aceitação do Uso de Recursos Tecnológicos pelos Docentes de Pós-Graduação em Contabilidade

Autores

  • Camilla Soueneta Nganga Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária Universidade de São Paulo
  • Edvalda Araújo Leal Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v9i3.52459

Palavras-chave:

Educação em Contabilidade, Recursos Tecnológicos, Docentes.

Resumo

O objetivo deste estudo é testar estatisticamente a adequação de um modelo de escala multiitens com intuito de avaliar os fatores que determinam a aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos docentes de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. O estudo teve por base a Teoria Unificada da Aceitação e do Uso de Tecnologias, também conhecida como Modelo UTAUT, proposta por Venkatesh et al. (2003), em que há a proposição dos seguintes construtos como determinantes da Intenção de Uso de tecnologias: Condições Facilitadoras, Expectativa de Esforço, Expectativa de Desempenho e Influência Social. A amostra do estudo é composta por 113 docentes atuantes nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. O teste estatístico utilizado para a validação dos construtos mencionados foi a Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Após a purificação do modelo, os resultados demonstraram que os índices de ajustes foram adequados, comprovando validade convergente, discriminante e nomológica, e, com exceção do construto Condições Facilitadoras, os demais construtos evidenciaram validade e confiabilidade. Assim, o modelo de medida tornou-se ajustado, ou seja, os itens medem adequadamente os construtos propostos para avaliar os fatores que determinam a aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos docentes de pós-graduação em Contabilidade.

Biografia do Autor

Camilla Soueneta Nganga, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Controladoria e ContabilidadeFaculdade de Economia, Administração e ContabilidadeUniversidade de São Paulo

Edvalda Araújo Leal, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração da Fundação Getulio Vargas (EAESP)

Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

Nganga, C. S., & Leal, E. A. (2017). Proposta de uma Escala Multiitens para Avaliar os Fatores Determinantes da Aceitação do Uso de Recursos Tecnológicos pelos Docentes de Pós-Graduação em Contabilidade. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 9(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v9i3.52459