Proposta de uma Escala Multiitens para Avaliar os Fatores Determinantes da Aceitação do Uso de Recursos Tecnológicos pelos Docentes de Pós-Graduação em Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i3.52459Palabras clave:
Educação em Contabilidade, Recursos Tecnológicos, Docentes.Resumen
O objetivo deste estudo é testar estatisticamente a adequação de um modelo de escala multiitens com intuito de avaliar os fatores que determinam a aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos docentes de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. O estudo teve por base a Teoria Unificada da Aceitação e do Uso de Tecnologias, também conhecida como Modelo UTAUT, proposta por Venkatesh et al. (2003), em que há a proposição dos seguintes construtos como determinantes da Intenção de Uso de tecnologias: Condições Facilitadoras, Expectativa de Esforço, Expectativa de Desempenho e Influência Social. A amostra do estudo é composta por 113 docentes atuantes nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. O teste estatístico utilizado para a validação dos construtos mencionados foi a Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Após a purificação do modelo, os resultados demonstraram que os índices de ajustes foram adequados, comprovando validade convergente, discriminante e nomológica, e, com exceção do construto Condições Facilitadoras, os demais construtos evidenciaram validade e confiabilidade. Assim, o modelo de medida tornou-se ajustado, ou seja, os itens medem adequadamente os construtos propostos para avaliar os fatores que determinam a aceitação do uso de recursos tecnológicos pelos docentes de pós-graduação em Contabilidade.
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