Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Contabilidade e Controladoria?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

Para submissão de artigos à Revista Contabilidade e Controladoria, recomenda-se que os autores verifiquem a conformidade com as normas APA [American Psichological Association – 6ª Edição] e com os critérios da revista. Serão rejeitadas as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

Os artigos devem conter, no mínimo 10 (dez) e no máximo 30 (trinta) páginas. Serão permitidos, no máximo, 5 (cinco) autores por artigo. Os artigos apresentados em congressos internacionais devem ser enviados no idioma do congresso, se espanhol ou inglês, observando os seguintes elementos:

FOLHA DE ROSTO

Título do trabalho em português e inglês, nome (s) do (s) autor (es), titulação do (s) autor (es) que o (s) qualifica na área de conhecimento do artigo, vínculo institucional do (s) autor (es), endereço completo, incluindo telefone e e-mail.

 

Resumo no idioma do texto contendo até 300 palavras, em um único parágrafo, espaço simples entre linhas, seguidos de três a cinco palavras-chave e abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords. A folha de rosto deve ser colocada como documento suplementar.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Seção de introdução, contendo a apresentação e contextualização do problema de pesquisa, formulação dos objetivos, justificativas do estudo e delimitação do problema;

Seção de fundamentação teórica;

Seção de procedimentos metodológicos;

Seção de análise ou discussão dos resultados;

Seção de conclusões ou considerações finais. 

REFERÊNCIAS

As referências limitam-se às citadas no trabalho. As referências devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, tamanho de fonte 10, alinhamento justificado, com espaçamento simples, separadas com espaço de 6 pt entre si e, a partir da segunda linha de cada referência deve ser adotado um recuo de 0,5 cm, voltando-se a formatação sem recuo na primeira linha de cada referência. Todos os autores devem ser descritos, independentemente de seu número. Obras escritas pelo (s) mesmo (s) autor (es) devem ser apresentadas em ordem crescente anual de publicação.

Referências de Livros:

Um autor:

Giddens, A. (1978). Novas regras do método sociológico. Rio de Janeiro: Zahar.

Dois autores:

Franco, H., & Marra, E. (1982). Auditoria Contábil. São Paulo: Atlas.

Três ou mais autores:

Turban, E., Rainer Junior, K., & Potter, R. E. (2003). Administração de tecnologia da informação. (2a ed.). Rio de Janeiro: Campus.

Alberts, B., Bray, D., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., Watson, J. D., Orme, N., & Hesketh-Moore, K. (1994). Molecular biology of the cell. (3rd ed.). New York: Garland Publishing.

Livros referenciados em partes (capítulos):

Wunsch Filho, V., & Koifman, S. (2003). Tumores malignos relacionados com o trabalho. In R. Mendes. (Coord.). Patologia do trabalho (Vol. 4, 2a ed., pp. 990-1040). São Paulo: Atheneu.

Referências de Artigos em Periódicos Científicos:

Peci, A. (2007). Reforma regulatória brasileira dos anos 90 à luz do modelo de Kleber Nascimento. Revista de Administração Contemporânea, 11 (1), 11-30.

Hernandez, J. M. C. da, & Mazzon, J. A. (2008). Um estudo empírico dos determinantes da adoção de internet banking entre não usuários brasileiros. Revista de Administração Contemporânea, 12(Edição Especial), 09-39.

Mourão, L. (2009). Oportunidades de qualificação profissional no Brasil: reflexões a partir de um panorama quantitativo [Resumo]. Revista de Administração Contemporânea, 13(1), 136-153.

Referências de Artigos retirados da internet:

Price-Wilkin, J. (1994). Using the World Wide Web to deliver complex electronic documents: implications for libraries. The Public Access Computer System Review, 5 (3), 5-21. Recuperado em 9 de janeiro, 2010, de: http://www.lib.uh.edu>

Santos, C. P. dos, & Fernandes, D. H. von der (2007). A recuperação de serviços e seu efeito na confiança e lealdade do cliente. RAC-Eletrônica, 1(3), 35-51. Recuperado em 5 dezembro, 2007, de http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3

Referências de Artigos em Periódicos Científicos com DOI:

Hamel, G. (1991). Competition for competence and inter-partner learning within international strategic alliances [Special Issue]. Strategic Management  Journal 12, 83-103. doi:10.2307/2486643.

Deve-se sempre incluir o número do DOI quando disponível no artigo.

Referências de Dissertações e Teses:

Ariffin, N. (2000). The internationalisation of innovative capabilities: the Malaysian electronics industry. Tese de doutorado, Science and Technology Policy Research (SPRU), University of Sussex, Brighton, England.

Leon, M. E. (1998). Uma análise de redes de cooperação das pequenas e médias empresas do setor das telecomunicações. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Referências de Manuscritos de Anais de Eventos Científicos:

Silva, A. B., & Pereira, A. A. (2004, setembro). Fatores de influência na gestão das empresas de pequeno e médio porte da grande Florianópolis/SC. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba, PR, Brasil, 28.

Junglas, I., & Watson, R. (2003, December). U-commerce: a conceptual extension of e-commerce and m-commerce. Proceedings of the International Conference on Information Systems, Seattle, WA, USA, 24.




 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Resumo no idioma do texto contendo até 300 palavras, em um único parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave.

  2. Abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords.

  3. O arquivo para submissão, separado da folha de rosto, deve estar em formato Microsoft Word, (desde que não ultrapasse 10MB) e sem proteção em "propriedades".

  4. Formato A4 (210 x 297mm), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples entre linhas, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm.

  5. As páginas dos artigos devem ser numeradas no canto inferior direito.

  6. As ilustrações e tabelas em fonte Times New Roman, tamanho 10, acompanhados de cabeçalho, fonte dos dados e legendas quando necessárias, de maneira que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.

  7. As citações devem acompanhar o critério autor/data, de acordo com as designações:

    - Um autor: Giddens (1978) ou (Giddens, 1978).

    - Dois autores: Moody e White, 2003 ou (Moody & White, 2003).

    - Três ou mais autores: quando um trabalho tem três ou mais autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação, seguida da data de publicação. Nas subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al., e da data de publicação.

     1ª Citação:

    Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto e Bonadio (2004) ou (Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto & Bonadio, 2004).

    2ª Citação:

    Alves Filho et al. (2004) ou (Alves Filho et al., 2004).

  8. Para citações diretas é indispensável a indicação da página. Citações com até 40 palavras devem vir no próprio texto e entre aspas, com mais de 40 palavras devem ser posicionadas em parágrafo distinto ao texto e com fonte tamanho padrão de texto principal e espaçamento simples. O mesmo deve apresentar recuo de cinco espaços da margem esquerda e justificados à margem direita. Não deve ser acompanhado de aspas.

  9. Não serão aceitas notas de rodapé, à exceção das credenciais dos autores e agradecimentos às agências de fomento.

  10. Anexos e apêndices somente devem ser empregados no caso de listas, estatísticas e outros elementos de suporte indispensáveis para o entendimento do texto. 

 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.

Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.

Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.

A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).

O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.