O QUE QUEREM OS ALUNOS QUE CURSAM UMA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i1.73204Keywords:
Motivação, Especialização EaD, Escala de Motivação Acadêmica, Teoria da Autodeterminação.Abstract
Este estudo tem por objetivo verificar o nível motivacional dos alunos com relação a realização de uma especialização EaD na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários aos alunos dos cursos de especialização oferecidos pela UEM, e contou com a participação de 320 respondentes. O questionário utilizado na pesquisa foi estruturado com base na Escala de Motivação Acadêmica (EMA), desenvolvida por Vallerand et al. (1992), que faz uso de conceitos da Teoria da Autodeterminação. A partir dos achados, verificou-se que, em geral, os alunos de especialização EaD apresentam prazer e interesse em buscar novos conhecimentos, estando intrinsecamente motivados em realizar um curso de especialização EaD da UEM. Além disso, demonstraram ter interesse em manter contato com o meio acadêmico, sendo este um fator preponderante na escolha dos respondentes por realizar o curso. O estudo contribui ao evidenciar que os alunos de especialização latu sensu a distância estão motivados com o curso. Destaca ainda a que a motivação possui origem no prazer e na satisfação de aprender coisas novas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The article submission implies commitment not to submit it to another journal and allows, if approved, its publication.
Whereas the authors of the text agree with the publication of this result without payment, reimbursement or compensation of any kind, the Journal Accounting & Controlling, through the Graduate Program in Accounting from the Accounting Department - Department of Applied Social Sciences - Federal University of Paraná, retains all copyright.
The published paperes do not necessarily representing the views of the magazine. Reproduction of articles, total or partial, can be made as long as the source is mentioned.
The authores are responsable for any kind of plagiarism in published papers.
The person responsible for submission declares under penalty of law, that the information about the authorship of the work is absolutely true and complete.