O QUE QUEREM OS ALUNOS QUE CURSAM UMA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i1.73204Palabras clave:
Motivação, Especialização EaD, Escala de Motivação Acadêmica, Teoria da Autodeterminação.Resumen
Este estudo tem por objetivo verificar o nível motivacional dos alunos com relação a realização de uma especialização EaD na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários aos alunos dos cursos de especialização oferecidos pela UEM, e contou com a participação de 320 respondentes. O questionário utilizado na pesquisa foi estruturado com base na Escala de Motivação Acadêmica (EMA), desenvolvida por Vallerand et al. (1992), que faz uso de conceitos da Teoria da Autodeterminação. A partir dos achados, verificou-se que, em geral, os alunos de especialização EaD apresentam prazer e interesse em buscar novos conhecimentos, estando intrinsecamente motivados em realizar um curso de especialização EaD da UEM. Além disso, demonstraram ter interesse em manter contato com o meio acadêmico, sendo este um fator preponderante na escolha dos respondentes por realizar o curso. O estudo contribui ao evidenciar que os alunos de especialização latu sensu a distância estão motivados com o curso. Destaca ainda a que a motivação possui origem no prazer e na satisfação de aprender coisas novas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La presentación de artículo implica el compromiso de no presentarlo a otro periódico y autoriza, en caso de que sea aprobado, a su publicación.
Considerando que el /los autor(es) del texto está(n) de acuerdo con la publicación, sin que eso derive en remuneración, reembolso o compensación de cualquier naturaleza, la revista RC&C, a través del Programa de Postgraduación en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retendrá todos los derechos autorales.
Los artículos publicados son de responsabilidad de los autores, no representando necesariamente la opinión de la revista. La reproducción de los artículos, de forma total o parcial, puede ser realizada siempre que sea citada la fuente.
La responsabilidad por eventuales plagios de los artículos publicados es de responsabilidad del/los autor(es).
El responsable de la presentación del artículo declara, bajo las penalidades de la Ley, que la información sobre la autoría del trabajo es absolutamente completa y verdadera.