O QUE QUEREM OS ALUNOS QUE CURSAM UMA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO

Autores/as

  • Caio Cesar Violin de Alcantara
  • Iasmini Magnes Turci Borges
  • Juliane Andressa Pavão

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v12i1.73204

Palabras clave:

Motivação, Especialização EaD, Escala de Motivação Acadêmica, Teoria da Autodeterminação.

Resumen

Este estudo tem por objetivo verificar o nível motivacional dos alunos com relação a realização de uma especialização EaD na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários aos alunos dos cursos de especialização oferecidos pela UEM, e contou com a participação de 320 respondentes. O questionário utilizado na pesquisa foi estruturado com base na Escala de Motivação Acadêmica (EMA), desenvolvida por Vallerand et al. (1992), que faz uso de conceitos da Teoria da Autodeterminação. A partir dos achados, verificou-se que, em geral, os alunos de especialização EaD apresentam prazer e interesse em buscar novos conhecimentos, estando intrinsecamente motivados em realizar um curso de especialização EaD da UEM. Além disso, demonstraram ter interesse em manter contato com o meio acadêmico, sendo este um fator preponderante na escolha dos respondentes por realizar o curso. O estudo contribui ao evidenciar que os alunos de especialização latu sensu a distância estão motivados com o curso. Destaca ainda a que a motivação possui origem no prazer e na satisfação de aprender coisas novas.

Biografía del autor/a

Caio Cesar Violin de Alcantara

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá

Iasmini Magnes Turci Borges

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá

Juliane Andressa Pavão

Doutoranda em Contabilidade pela UFPR. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO) na Universidade Estadual de Maringá (2016). Trabalhou como professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Campo Mourão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica de custos, teorias organizacionais, ensino e pesquisa em contabilidade.

Publicado

2020-12-09

Cómo citar

Alcantara, C. C. V. de, Borges, I. M. T., & Pavão, J. A. (2020). O QUE QUEREM OS ALUNOS QUE CURSAM UMA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 12(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v12i1.73204