O QUE QUEREM OS ALUNOS QUE CURSAM UMA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA? UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i1.73204Palavras-chave:
Motivação, Especialização EaD, Escala de Motivação Acadêmica, Teoria da Autodeterminação.Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar o nível motivacional dos alunos com relação a realização de uma especialização EaD na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários aos alunos dos cursos de especialização oferecidos pela UEM, e contou com a participação de 320 respondentes. O questionário utilizado na pesquisa foi estruturado com base na Escala de Motivação Acadêmica (EMA), desenvolvida por Vallerand et al. (1992), que faz uso de conceitos da Teoria da Autodeterminação. A partir dos achados, verificou-se que, em geral, os alunos de especialização EaD apresentam prazer e interesse em buscar novos conhecimentos, estando intrinsecamente motivados em realizar um curso de especialização EaD da UEM. Além disso, demonstraram ter interesse em manter contato com o meio acadêmico, sendo este um fator preponderante na escolha dos respondentes por realizar o curso. O estudo contribui ao evidenciar que os alunos de especialização latu sensu a distância estão motivados com o curso. Destaca ainda a que a motivação possui origem no prazer e na satisfação de aprender coisas novas.
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