PARA ONDE CAMINHA O ENSINO DE PORTUGUÊS?
Resumo
O fato de alunos, após onze anos de escolaridade, não apresentarem habilidades mínimas relacionadas ao domínio de leitura e escrita, fez com que a metodologia de ensino de língua materna fosse seriamente questionada. A partir daí, surgem novas propostas baseadas numa nova concepção de linguagem. No entanto, constata-se que a prática de sala de aula sofreu poucas alterações, apesar de terem sido registrados avanços
teóricos efetivos nas últimas décadas. Esse artigo procura fazer uma revisão dos principais questionamentos feitos ao ensino tradicional e verificar o motivo do divórcio observado entre teoria e prática.
teóricos efetivos nas últimas décadas. Esse artigo procura fazer uma revisão dos principais questionamentos feitos ao ensino tradicional e verificar o motivo do divórcio observado entre teoria e prática.
Palavras-chave
Língua Portuguesa; Ensino de Língua Materna; Educação
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v44i0.19066