v. 27, n. especial (2011)

Dossiê - Psicologia da educação matemática

Sumário

Dossiê Temático

Maria Tereza Carneiro Soares, Maria Lucia Faria Moro
p. 13-14
Gérard Vergnaud
p. 15-27
Márcia Regina Ferreira de Brito
p. 29-45
Maria Helena Fávero
p. 47-62
Sandra Maria Pinto Magina
p. 63-75
Jane Correa, Gisele Oliveira
p. 77-91
Síntria Labres Lautert, Alina Galvão Spinillo
p. 93-107
Pesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget?
Clélia Maria Ignatius Nogueira
p. 109-124
Leitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do ensino fundamental regular e educação de jovens e adultos (EJA)
Silvia Ednaira Lopes, Nelma Sgarbosa Roman de Araujo
p. 125-140
Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional
Cristina Maranhão, Silvia Machado
p. 141-156
A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática
Marilena Bittar
p. 157-171
Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática
Marcelo Almeida Bairral
p. 173-189
As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo
Saddo Ag Almouloud
p. 191-210
Linguagem, tecnologia e corporeidade: produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos
Janete Bolite Frant
p. 211-226
Relações entre atividades sensoriais e artefatos culturais na apropriação de práticas matemáticas de um aprendiz cego
Lulu Healy, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
p. 227-243
Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do Ensino Fundamental público
Leny R. M. Teixeira, Edileni G. J. de Campos, Mônica Vasconcellos, Sheila Denize Guimarães
p. 245-270