Dossiê - Psicologia da educação matemática
Sumário
Dossiê Temático
Maria Tereza Carneiro Soares, Maria Lucia Faria Moro
|
p. 13-14
|
Gérard Vergnaud
|
p. 15-27
|
Márcia Regina Ferreira de Brito
|
p. 29-45
|
A pesquisa de intervenção na psicologia da educação matemática: aspectos conceituais e metodológicos
Maria Helena Fávero
|
p. 47-62
|
Sandra Maria Pinto Magina
|
p. 63-75
|
Jane Correa, Gisele Oliveira
|
p. 77-91
|
Síntria Labres Lautert, Alina Galvão Spinillo
|
p. 93-107
|
Pesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget?
Clélia Maria Ignatius Nogueira
|
p. 109-124
|
Leitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do ensino fundamental regular e educação de jovens e adultos (EJA)
Silvia Ednaira Lopes, Nelma Sgarbosa Roman de Araujo
|
p. 125-140
|
Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional
Cristina Maranhão, Silvia Machado
|
p. 141-156
|
A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática
Marilena Bittar
|
p. 157-171
|
Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática
Marcelo Almeida Bairral
|
p. 173-189
|
As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo
Saddo Ag Almouloud
|
p. 191-210
|
Linguagem, tecnologia e corporeidade: produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos
Janete Bolite Frant
|
p. 211-226
|
Relações entre atividades sensoriais e artefatos culturais na apropriação de práticas matemáticas de um aprendiz cego
Lulu Healy, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
|
p. 227-243
|
Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do Ensino Fundamental público
Leny R. M. Teixeira, Edileni G. J. de Campos, Mônica Vasconcellos, Sheila Denize Guimarães
|
p. 245-270
|