DESIGN INSTRUCIONAL: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM APLICADA À HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO ENSINO REMOTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84401

Palabras clave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Pandemia.

Resumen

Objetivo: descrever a elaboração de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da disciplina de história da enfermagem.

Método: descritivo, exploratório de relato de experiência sobre a construção do objeto de aprendizagem como metodologia ativa em aulas remotas da disciplina História da Enfermagem utilizando o modelo ADDIE, Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation no design instrucional. A disciplina ocorreu de dezembro de 2020 a março de 2021 em Macaé-RJ - Brasil.

Resultados: foram 30 horas, em 10 encontros síncronos e nove atividades assíncronas, participaram 26 estudantes pela plataforma MOODLE além de outras estratégias pedagógicas. Desafios foram principalmente de cunho motivacional, a interação discente com as plataformas demonstrou comprometimento e interesse, além destas terem sido fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem ser dinâmico e prazeroso.

Conclusão: a construção de Objeto Virtual de Aprendizagem foi uma estratégia que auxiliou na melhora do rendimento discente além de promover uma inovação nos métodos pedagógicos docentes.

Biografía del autor/a

Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CAMPUS MACAÉ

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil

Bruna Tavares Uchoa dos Santos Xavier, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CAMPUS MACAÉ

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil

Rafael Lustosa Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeiro, mestre em clínica médica, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil

Marco Antônio de Carvalho Filho, Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado de Inovação e Pesquisa em Educação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht, Utrecht, Holanda

Médico. Doutor em Clínica Médica. Livre-Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado de Inovação e Pesquisa em Educação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht, Utrecht, Holanda

Publicado

2022-09-06

Cómo citar

Aperibense, P. G. G. de S., Xavier, B. T. U. dos S., Ribeiro, R. L., Masson, V. A., & Carvalho Filho, M. A. de. (2022). DESIGN INSTRUCIONAL: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM APLICADA À HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO ENSINO REMOTO. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84401

Número

Sección

Reporte de experiencia / Caso