DESIGN INSTRUCIONAL: ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM APLICADA À HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84401Palabras clave:
Enfermagem, História da Enfermagem, Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Pandemia.Resumen
Objetivo: descrever a elaboração de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino da disciplina de história da enfermagem.
Método: descritivo, exploratório de relato de experiência sobre a construção do objeto de aprendizagem como metodologia ativa em aulas remotas da disciplina História da Enfermagem utilizando o modelo ADDIE, Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation no design instrucional. A disciplina ocorreu de dezembro de 2020 a março de 2021 em Macaé-RJ - Brasil.
Resultados: foram 30 horas, em 10 encontros síncronos e nove atividades assíncronas, participaram 26 estudantes pela plataforma MOODLE além de outras estratégias pedagógicas. Desafios foram principalmente de cunho motivacional, a interação discente com as plataformas demonstrou comprometimento e interesse, além destas terem sido fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem ser dinâmico e prazeroso.
Conclusão: a construção de Objeto Virtual de Aprendizagem foi uma estratégia que auxiliou na melhora do rendimento discente além de promover uma inovação nos métodos pedagógicos docentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.