ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58692

Palavras-chave:

Espiritualidade, Religião, Cuidado, Saúde, Revisão.

Resumo

Objetivo: descrever como a saúde, espiritualidade e religiosidade são abordadas nas publicações científicas nacionais.
Método: revisão integrativa de literatura no período entre 2011 e 2016, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde em novembro de 2017, utilizando os descritores: “Saúde”, “Espiritualidade”, “Religiosidade”.
Resultados: para a análise, segundo os critérios de inclusão estabelecidos, foram selecionados 30 artigos e identificadas quatro categorias: Conceitos e concepções de religiosidade e espiritualidade; Religiosidade e espiritualidade como estratégias de enfrentamento da doença; Necessidade de suporte espiritual; e Falta de preparo profissional. Verificou-se a relevância da dimensão espiritual na assistência e a necessidade de integralizar todas as dimensões do ser humano: biopsíquica, espiritual e social.
Conclusão: foram encontrados estudos que sugerem que algumas práticas religiosas são capazes de proporcionar tanto aspectos positivos quanto negativos na saúde física e mental dos seus praticantes.

Biografia do Autor

Priscila Cristina da Silva Thiengo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo PPGENF e Professora Assistente do departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem e Professor Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Magno Conceição Conceição das Mercês, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro. Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor auxiliar e coordenador da Área Básica Saúde Coletiva do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor da Faculdade Estácio de Feira de Santana. Bahia, Brasil.

Pablo Luiz Santos Couto, Faculdade Guanambi

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela EEFBA e Professor da Faculdade Guanambi (Centro de Ensino Superior Guanambi. Bahia, Brasil.

Luiz Carlos Moraes França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem do PPGENF da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Alba Nunes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do PPGENF da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

07-03-2019

Como Citar

Thiengo, P. C. da S., Gomes, A. M. T., das Mercês, M. C. C., Couto, P. L. S., França, L. C. M., & da Silva, A. N. (2019). ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.58692

Edição

Seção

Revisão