Open Journal Systems

ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE NO CUIDADO EM SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Priscila Cristina da Silva Thiengo, Antonio Marcos Tosoli Gomes, Magno Conceição Conceição das Mercês, Pablo Luiz Santos Couto, Luiz Carlos Moraes França, Alba Nunes da Silva

Resumo


Objetivo: descrever como a saúde, espiritualidade e religiosidade são abordadas nas publicações científicas nacionais.
Método: revisão integrativa de literatura no período entre 2011 e 2016, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde em novembro de 2017, utilizando os descritores: “Saúde”, “Espiritualidade”, “Religiosidade”.
Resultados: para a análise, segundo os critérios de inclusão estabelecidos, foram selecionados 30 artigos e identificadas quatro categorias: Conceitos e concepções de religiosidade e espiritualidade; Religiosidade e espiritualidade como estratégias de enfrentamento da doença; Necessidade de suporte espiritual; e Falta de preparo profissional. Verificou-se a relevância da dimensão espiritual na assistência e a necessidade de integralizar todas as dimensões do ser humano: biopsíquica, espiritual e social.
Conclusão: foram encontrados estudos que sugerem que algumas práticas religiosas são capazes de proporcionar tanto aspectos positivos quanto negativos na saúde física e mental dos seus praticantes.


Palavras-chave


Espiritualidade; Religião; Cuidado; Saúde; Revisão.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.58692