Open Journal Systems

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA ENSINO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Daniela de Souza Motta, Ricardo Bezerra Cavalcante, Herica Silva Dutra, Angélica da Conceição Oliveira Coelho, Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Kelli Borges dos Santos, Fábio da Costa Carbogim

Resumo


Objetivo: desenvolver e validar um aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino de suporte básico na parada cardiorrespiratória para estudantes de graduação da área de saúde.

Método: estudo metodológico conduzido em duas etapas: desenvolvimento do aplicativo e validação de conteúdo por especialistas. O aplicativo foi desenvolvido a partir do Design Instrucional Contextualizado, seguindo as etapas de análise, desenho (design), desenvolvimento e implementação. Para a validação de conteúdo, 11 especialistas avaliaram o aplicativo quanto à relevância, à clareza, à coerência, às informações, à apresentação, à navegabilidade, à acessibilidade e ao design.

Resultados: o aplicativo SBVida foi desenvolvido para dispositivos móveis em plataforma Android. Foi alcançado Índice de Validade de Conteúdo geral de 0,87.

Conclusão: o aplicativo SBVida foi desenvolvido e validado e pode contribuir para a preparação e a capacitação complementar a estudantes e profissionais de Enfermagem e de demais áreas da saúde


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Reanimação Cardiopulmonar; Educação em Enfermagem; Tecnologia da Informação; Estudo de Validação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84170