QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE: DISCURSO E PRÁTICA COTIDIANA

Autores

  • Átala Lotti Garcia
  • Elizabete Regina Araújo Oliveira
  • Elizabete Barros de Barros

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11945

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Professores na área da saúde, Qualidade de vida.Professionals’ Health, Teachers in the health area, Quality of life.Salud del trabajador, Profesores em área de la salud, Cualidad de vida.

Resumo

Estudo sobre qualidade de vida de professores do ensino superior no contexto da reestruturação produtiva, tomando-se como eixo de análise as variáveis que interferem na qualidade de vida. O objetivo foi analisar as condições de trabalho dos professores de ensino superior na área da saúde no âmbito das transformações econômicas, sociais e culturais vividas no contemporâneo. Foi utilizada uma metodologia qualitativa que apresenta as avaliações desses trabalhadores sobre as condições/ organização do trabalho docente e suas repercussões na qualidade de vida e saúde dos professores. Os resultados apresentam relatos sobre o sofrimento com a situação em que se encontra o professor atualmente, marcado pela desvalorização do seu trabalho, acirrada competitividade do mercado que afeta sua saúde. As conclusões apontam em direção à urgência de se pensar e discutir amplamente essa situação vivida nas instituições de Ensino Superior, uma vez que os processos de trabalho têm importância capital na produção de saúde-doença.

Downloads

Publicado

2008-08-05

Como Citar

Garcia, Átala L., Oliveira, E. R. A., & Barros, E. B. de. (2008). QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE: DISCURSO E PRÁTICA COTIDIANA. Cogitare Enfermagem, 13(1). https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11945

Edição

Seção

Artigo Original