EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL: ESTUDO COM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.79043

Palavras-chave:

Educação financeira. Ciências Contábeis. Variáveis sociodemográficas.

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar o nível de educação financeira dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 147 discentes dos períodos iniciais e finais do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Ámido (UFERSA). Com base nas respostas, os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva, e as médias submetidas ao teste t de Student e Anova, para então apurar a ocorrência de diferenças significas dentre os grupos formados pela fase de graduação e conforme suas caraterísticas sociodemográficas. Os resultados demostraram que embora os alunos tenham melhores resultados ao concluírem o curso de Ciências Contábeis, permaneceram com nível intermediário de conhecimentos financeiros, assim como ocorre com os alunos iniciantes. Ademais, os testes indicaram que, em média, a idade e a ocupação profissional também aperfeiçoam as competências financeiras, tornando-se possível inferir que a evolução do nível de conhecimento financeiro dos concluintes não foi exclusivamente pelo curso. Tais achados contribuem para demonstrar a necessidade do desenvolvimento de ações institucionais para melhoria deste tipo de conhecimento na formação dos alunos.

Biografia do Autor

Jorge Moreira Melo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Caritsa Scartaty Moreira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduada em Ciências Contábeis pela UFERSA. Tem experiência em Ciências Contábeis e interesse na linha de pesquisa informação contábil para usuários externos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, avaliação de empresas, governança corporativa, auditoria e perícia contábil, fraudes e manipulações contábeis, forensic accounting e educação contábil.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Como Citar

Melo, J. M., & Moreira, C. S. (2021). EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL: ESTUDO COM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 13(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.79043