EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL: ESTUDO COM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.79043Palavras-chave:
Educação financeira. Ciências Contábeis. Variáveis sociodemográficas.Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar o nível de educação financeira dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 147 discentes dos períodos iniciais e finais do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Ámido (UFERSA). Com base nas respostas, os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva, e as médias submetidas ao teste t de Student e Anova, para então apurar a ocorrência de diferenças significas dentre os grupos formados pela fase de graduação e conforme suas caraterísticas sociodemográficas. Os resultados demostraram que embora os alunos tenham melhores resultados ao concluírem o curso de Ciências Contábeis, permaneceram com nível intermediário de conhecimentos financeiros, assim como ocorre com os alunos iniciantes. Ademais, os testes indicaram que, em média, a idade e a ocupação profissional também aperfeiçoam as competências financeiras, tornando-se possível inferir que a evolução do nível de conhecimento financeiro dos concluintes não foi exclusivamente pelo curso. Tais achados contribuem para demonstrar a necessidade do desenvolvimento de ações institucionais para melhoria deste tipo de conhecimento na formação dos alunos.
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