EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL: ESTUDO COM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i2.79043Keywords:
Educação financeira. Ciências Contábeis. Variáveis sociodemográficas.Abstract
Este estudo teve por objetivo verificar o nível de educação financeira dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 147 discentes dos períodos iniciais e finais do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Ámido (UFERSA). Com base nas respostas, os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva, e as médias submetidas ao teste t de Student e Anova, para então apurar a ocorrência de diferenças significas dentre os grupos formados pela fase de graduação e conforme suas caraterísticas sociodemográficas. Os resultados demostraram que embora os alunos tenham melhores resultados ao concluírem o curso de Ciências Contábeis, permaneceram com nível intermediário de conhecimentos financeiros, assim como ocorre com os alunos iniciantes. Ademais, os testes indicaram que, em média, a idade e a ocupação profissional também aperfeiçoam as competências financeiras, tornando-se possível inferir que a evolução do nível de conhecimento financeiro dos concluintes não foi exclusivamente pelo curso. Tais achados contribuem para demonstrar a necessidade do desenvolvimento de ações institucionais para melhoria deste tipo de conhecimento na formação dos alunos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The works published in RC&C. Journal of Accounting and Management Control are subject to the following terms:
1.1. RC&C. Journal of Accounting and Management Control, through the Graduate Program in Accounting of the Department of Accounting – Sector of Applied Social Sciences – Federal University of Paraná, retains the ownership rights (copyright) of the published works and encourages and allows their reuse under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY-NC-SA 4.0), so that they may be copied, used, disseminated, transmitted, and publicly displayed, provided that:
1.1.a. The authorship and original source of publication (journal, publisher, URL, and article DOI) are properly cited.
1.1.b. They are not used for commercial or profit-making purposes.
1.1.c. The existence and specifications of this license are mentioned.
1.2. Each article published will be assigned a Digital Object Identifier (DOI).







