O REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE DRAWBACK COMO UM INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DE COMPETITIVIDADE PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i3.74343Palavras-chave:
Incentivo fiscal, Gestão tributária, Exportação.Resumo
Nesta pesquisa objetivou-se analisar a viabilidade de adesão ao regime especial de Drawback como redutor de custos em um frigorífico de bovinos. Para atender o objetivo estipulado, especificamente, buscou-se identificar os requisitos necessários para adesão ao Drawback, comparar o resultado da tributação tradicional com a adoção do Drawback, verificar a adequabilidade do uso e demonstrar a viabilidade ou não da utilização do regime especial de Drawback. O referencial teórico foi ancorado na legislação tributária nacional e na gestão de custos. Em relação aos procedimentos metodológicos a pesquisa é aplicada, com abordagem essencialmente qualitativa e descritiva. A obtenção dos dados se deu por meio de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada inicialmente por análise documental, seguida da análise de conteúdo categorial que resultou em categorias como viabilidade, vantagens e dificuldades. Os resultados documentais mostraram que o Drawback efetivamente reduz a carga tributária dos insumos de exportação no frigorífico pesquisado. Concomitantemente, os resultados categoriais evidenciaram aumento do fluxo de caixa e redução dos custos, no entanto, dificuldades como o desconhecimento sobre o regime e as exigências de operacionalização dificultam a sua adesão. A partir da triangulação dos dados documentais com a análise de conteúdo concluiu-se que a adesão ao Drawback para o frigorífico pesquisado é viável. O estudo contribui para a tomada de decisão, demonstrando o Drawback como uma possibilidade de redução de custos e acarretando em maior competitividade no mercado exterior, servindo de base para posteriores pesquisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







