Ser ou não ser um estudante do curso de Ciências Contábeis, eis a questão: um estudo à luz da Teoria o Comportamento Planejado

Autores

  • Sergio Carlos Zago Junior
  • Alberto Barbosa
  • Juliane Andressa Pavão

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.70999

Palavras-chave:

Educação e Pesquisa em Contabilidade, Fatores Determinantes, Teoria do Comportamento Planejado.

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar os fatores determinantes no ingresso dos acadêmicos no Curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública no Estado do Panará, sob o enfoque da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). A TCP foi desenvolvida por Ajzen (1991) para explicar a intenção de um indivíduo a realizar um comportamento com base em um conjunto reduzido de construtos explicativos: atitude, norma subjetiva e controle percebido. Foi realizada uma pesquisa descritiva aplicada aos acadêmicos matriculados na UNESPAR – campus de Campo Mourão no ano de 2018. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões fechadas, contendo 46 perguntas divididas entre múltipla escolha e de escala intervalar de 11 pontos. Foram analisadas as distribuições de frequências, e posteriormente realizado a análise descritiva. Os resultados evidenciam a atitude comportamental, por meio da identificação pessoal com a área contábil; da norma subjetiva, por meio de influência familiar e incentivo de amigos; e também do controle comportamental, por meio da gratuidade do ensino e boas oportunidades de trabalho, motivando a realizar o comportamento de ingressar no curso de Ciências Contábeis. As interferências desses fatores sobre os acadêmicos do curso são relevantes para as Instituições de Ensino Superior e coordenação do curso, além de fomentar novos estudos relacionados.

Biografia do Autor

Juliane Andressa Pavão

Doutoranda em Contabilidade pela UFPR. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO) na Universidade Estadual de Maringá (2016). Trabalhou como professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de Campo Mourão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica de custos, teorias organizacionais, ensino e pesquisa em contabilidade.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Zago Junior, S. C., Barbosa, A., & Pavão, J. A. (2020). Ser ou não ser um estudante do curso de Ciências Contábeis, eis a questão: um estudo à luz da Teoria o Comportamento Planejado. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 11(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.70999