Ser ou não ser um estudante do curso de Ciências Contábeis, eis a questão: um estudo à luz da Teoria o Comportamento Planejado
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.70999Palabras clave:
Educação e Pesquisa em Contabilidade, Fatores Determinantes, Teoria do Comportamento Planejado.Resumen
O estudo tem como objetivo identificar os fatores determinantes no ingresso dos acadêmicos no Curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública no Estado do Panará, sob o enfoque da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). A TCP foi desenvolvida por Ajzen (1991) para explicar a intenção de um indivíduo a realizar um comportamento com base em um conjunto reduzido de construtos explicativos: atitude, norma subjetiva e controle percebido. Foi realizada uma pesquisa descritiva aplicada aos acadêmicos matriculados na UNESPAR – campus de Campo Mourão no ano de 2018. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com questões fechadas, contendo 46 perguntas divididas entre múltipla escolha e de escala intervalar de 11 pontos. Foram analisadas as distribuições de frequências, e posteriormente realizado a análise descritiva. Os resultados evidenciam a atitude comportamental, por meio da identificação pessoal com a área contábil; da norma subjetiva, por meio de influência familiar e incentivo de amigos; e também do controle comportamental, por meio da gratuidade do ensino e boas oportunidades de trabalho, motivando a realizar o comportamento de ingressar no curso de Ciências Contábeis. As interferências desses fatores sobre os acadêmicos do curso são relevantes para as Instituições de Ensino Superior e coordenação do curso, além de fomentar novos estudos relacionados.
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