Estrutura de Capital em Empresas Brasileiras Listadas na B3 nos Anos Antecedentes ao Pedido de Falência ou Recuperação Judicial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v11i2.67196Palavras-chave:
Contabilidade, Contabilidade Financeira, Estrutura de CapitalResumo
O entendimento a respeito das características que envolvem as empresas no período que antecede ao pedido de falência ou recuperação judicial é importante, pois permite fornecer informações de qualidade para os usuários internos e externos a esta entidade. Este estudo teve como objetivo verificar o comportamento da estrutura de capital das empresas listadas na B3, nos cinco anos que antecedem o pedido de falência ou recuperação judicial. Para tanto, delineou-se esse estudo como descritivo, documental e quantitativo. Selecionou-se dois grupos de empresas, solventes e insolventes, 18 para cada grupo, somando o total de 36 empresas nesta amostra. A coleta de dados foi a partir da base Economática® e também de informações obtidas do website da B3. A análise de dados foi feita a partir de três equações econométricas, considerando um modelo de dados em painel. Conclui-se que no período que antecede ao pedido de falência ou recuperação judicial, a estrutura de capital dessas entidades é explicada pela pecking order. Estas empresas não apresentam ativos suficientes para cobrir com as obrigações com terceiros, necessitando do capital de terceiros, já que a primeira opção de captar recursos próprios não está disponível, por isso não buscam um endividamento ótimo. Essa pesquisa contribui no sentido que identifica como se estrutura o capital das empresas em uma situação como essa a partir do suporte teórico adequado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







