Para Além dos Números: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais Acerca da Ética Profissional
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.57043Resumo
O estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores e investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, esta pesquisa teve o foco na academia, espaço no qual os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram desta pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.