Para Além dos Números: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais Acerca da Ética Profissional

Autores

  • Hudson Júnio Menezes de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Camargos Avelino Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Débora Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.57043

Resumo

O estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores e investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, esta pesquisa teve o foco na academia, espaço no qual os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram desta pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Andrade, H. J. M. de, Avelino, B. C., & Santos, D. (2018). Para Além dos Números: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais Acerca da Ética Profissional. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 10(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.57043