Para Além dos Números: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais Acerca da Ética Profissional
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.57043Resumen
O estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores e investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, esta pesquisa teve o foco na academia, espaço no qual os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram desta pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La presentación de artículo implica el compromiso de no presentarlo a otro periódico y autoriza, en caso de que sea aprobado, a su publicación.
Considerando que el /los autor(es) del texto está(n) de acuerdo con la publicación, sin que eso derive en remuneración, reembolso o compensación de cualquier naturaleza, la revista RC&C, a través del Programa de Postgraduación en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retendrá todos los derechos autorales.
Los artículos publicados son de responsabilidad de los autores, no representando necesariamente la opinión de la revista. La reproducción de los artículos, de forma total o parcial, puede ser realizada siempre que sea citada la fuente.
La responsabilidad por eventuales plagios de los artículos publicados es de responsabilidad del/los autor(es).
El responsable de la presentación del artículo declara, bajo las penalidades de la Ley, que la información sobre la autoría del trabajo es absolutamente completa y verdadera.