A Influência dos Grupos Econômicos nos Prêmios Diretos do Mercado Segurador Brasileiro: Análise Comparativa em 2012 e 2013
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i2.40733Palavras-chave:
mercado de seguros, prêmio de seguros, grupos econômicos, testes não paramétricosResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a influência dos grupos econômicos nos prêmios diretos do mercado segurador brasileiro em 2012 e 2013. Para tal fim, realiza-se uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. A amostra intencional foi composta por 30 seguradoras de grupos econômicos bancários, de outros grupos econômicos e independentes. Os dados dos prêmios diretos e dos grupos econômicos foram obtidos no website da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP. O tratamento dos dados empregou análises descritiva e inferencial não paramétrica, abrangendo o uso da Análise de variância de 1 fator de Kruskal-Wallys e do Teste de postos com sinal de Wilcoxon. Os resultados mostraram, em geral, que os prêmios diretos das seguradoras foram influenciados pelos grupos econômicos aos quais as seguradoras estiveram vinculadas. Em 2012, os prêmios diretos das seguradoras independentes foram inferiores aos prêmios diretos das seguradoras do grupo econômico bancário e, em 2013, os prêmios diretos das seguradoras independentes foram inferiores aos prêmios diretos das seguradoras do grupo econômico bancário e de outros grupos econômicos. Adicionalmente, de 2012 para 2013 houve aumento nos prêmios diretos das seguradoras independentes e de outros grupos econômicos que diferem do bancário. Os resultados podem trazer subsídios para que acadêmicos, reguladores, acionistas e participantes do mercado possam melhor entender o comportamento dos prêmios diretos e a influência dos grupos econômicos atuantes no mercado de seguros no País.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







