A Influência dos Grupos Econômicos nos Prêmios Diretos do Mercado Segurador Brasileiro: Análise Comparativa em 2012 e 2013
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i2.40733Palabras clave:
mercado de seguros, prêmio de seguros, grupos econômicos, testes não paramétricosResumen
O objetivo desta pesquisa é analisar a influência dos grupos econômicos nos prêmios diretos do mercado segurador brasileiro em 2012 e 2013. Para tal fim, realiza-se uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. A amostra intencional foi composta por 30 seguradoras de grupos econômicos bancários, de outros grupos econômicos e independentes. Os dados dos prêmios diretos e dos grupos econômicos foram obtidos no website da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP. O tratamento dos dados empregou análises descritiva e inferencial não paramétrica, abrangendo o uso da Análise de variância de 1 fator de Kruskal-Wallys e do Teste de postos com sinal de Wilcoxon. Os resultados mostraram, em geral, que os prêmios diretos das seguradoras foram influenciados pelos grupos econômicos aos quais as seguradoras estiveram vinculadas. Em 2012, os prêmios diretos das seguradoras independentes foram inferiores aos prêmios diretos das seguradoras do grupo econômico bancário e, em 2013, os prêmios diretos das seguradoras independentes foram inferiores aos prêmios diretos das seguradoras do grupo econômico bancário e de outros grupos econômicos. Adicionalmente, de 2012 para 2013 houve aumento nos prêmios diretos das seguradoras independentes e de outros grupos econômicos que diferem do bancário. Os resultados podem trazer subsídios para que acadêmicos, reguladores, acionistas e participantes do mercado possam melhor entender o comportamento dos prêmios diretos e a influência dos grupos econômicos atuantes no mercado de seguros no País.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







