O GERENCIAMENTO DE RESULTADO ATRAVÉS DO INCOME SMOOTHING E A RELAÇÃO COM O RISCO DAS AÇÕES: ESTUDO EMPÍRICO COM EMPRESAS DO IBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i1.34499Keywords:
gerenciamento de resultados, alisamento de lucro, risco, accruals.Abstract
O lucro descrito nas demonstrações contábeis constitui um indicador relevante para o processo de avaliação das empresas. Com a flexibilização das normas após a adoção da IFRS existe um debate na literatura sobre as possibilidades de gerenciamento desse resultado e suas conseqüências para o mercado. Este estudo busca analisar se empresas brasileiras listadas no Ibovespa praticam esse gerenciamento na forma de alisamento de lucros e se isso gera reflexos no risco das respectivas ações. Assim, apresentam-se testes baseados na mensuração dos accruals que reforçam a hipótese de que essas companhias podem estar manipulando os lucros, objetivando reduzir sua variabilidade ao longo do tempo. No entanto, verifica-se que o efeito do alisamento não é percebido na mensuração do risco, reafirmando a posições de estudos anteriores no mercado brasileiro quando inseridas variáveis de mercado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The works published in RC&C. Journal of Accounting and Management Control are subject to the following terms:
1.1. RC&C. Journal of Accounting and Management Control, through the Graduate Program in Accounting of the Department of Accounting – Sector of Applied Social Sciences – Federal University of Paraná, retains the ownership rights (copyright) of the published works and encourages and allows their reuse under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY-NC-SA 4.0), so that they may be copied, used, disseminated, transmitted, and publicly displayed, provided that:
1.1.a. The authorship and original source of publication (journal, publisher, URL, and article DOI) are properly cited.
1.1.b. They are not used for commercial or profit-making purposes.
1.1.c. The existence and specifications of this license are mentioned.
1.2. Each article published will be assigned a Digital Object Identifier (DOI).







