UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROCEDER SÓCIO-INTERACIONISTA DE VYGOTSKY SOB A ÓTICA DOCENTE EM CONTABILIDADE

Autores

  • Jorge Expedito de Gusmão Lopes UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Aldemar de Araújo Santos UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • José Francisco Ribeiro Filho UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcleide Maria Macêdo Pederneiras UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Bezerra UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v1i2.16239

Palavras-chave:

Interacionismo. Didática. Educação Contábil. Conhecimento.

Resumo

RESUMO - A partir deste pressuposto, deve-se refletir o ensino em Contabilidade sob uma nova visão educacional, embasada em uma forma de aprendizagem não mais tecnicista ou de repasse do conhecimento. Mas sim, sob uma teoria o qual faz do professor não um ser repassador de seus conhecimentos, porém um instigador do seu aluno do aprender a aprender, a Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky. Adotou-se como objetivo do presente estudo evidenciar a presença do sócio-interacionismo de Vygotsky na construção do conhecimento promovidos pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis nos Estados da Paraíba e Pernambuco. Refletiu-se sobre a contribuição de Lev Semenovich Vygotsky, alicerçado principalmente nos pressupostos dos agentes culturais como peças imprescindíveis para a construção pessoal do conhecimento. No tocante a este estudo, lançou-se mão do método indutivo, sendo a tipologia desta investigação baseada em pesquisa bibliográfica e classificada como qualitativa, pois buscou descrever a experimentação estudada. Concluiu-se que o professor, agente ativo da promoção do conhecimento, tem por finalidade construir um "ambiente construtivista" de ensino, apregoadas por Vygotsky, ambiente este o qual realmente conscientize-se da importância do "educador-educando", com estratégias e procedimentos claros, utilizando-se de trabalhos em grupo e possuindo uma relação pedagógica de ensino

Biografia do Autor

Jorge Expedito de Gusmão Lopes, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutor em Educação pela University of Miami

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 

Marcos Gilson Gomes Feitosa, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Aldemar de Araújo Santos, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação

Professor da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE

José Francisco Ribeiro Filho, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Controladoria e Contabilidade FEA/USP

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciências Contábeis

Carlos Bezerra, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciências Contábeis

Como Citar

Lopes, J. E. de G., Feitosa, M. G. G., Santos, A. de A., Ribeiro Filho, J. F., Pederneiras, M. M. M., & Bezerra, C. (2009). UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROCEDER SÓCIO-INTERACIONISTA DE VYGOTSKY SOB A ÓTICA DOCENTE EM CONTABILIDADE. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 1(2). https://doi.org/10.5380/rcc.v1i2.16239