O IMPACTO DA RELAÇÃO VENDAS-OPERAÇÃO SOBRE O NÍVEL DE SERVIÇO: PESQUISA-AÇÃO SOBRE O TRANSPORTE DE CARGA AÉREA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.75474Palabras clave:
carga aérea, nível de serviço, capacidade operacional, capacidade de vendas, pesquisa-ação.Resumen
A expectativa que clientes de cargas têm com relação a prazo, segurança, informação e integridade no transporte, faz com que haja grande impacto da interação vendas-operação em rentabilidade. Um dos desafios que companhias aéreas enfrentam no transporte de cargas é o controle sobre as vendas e a capacidade que ofertam. Este trabalho, baseado num método de pesquisa-ação realizada na rota São Paulo-Fortaleza e precedida por revisão sistemática da literatura, tem como objetivo propor considerações nos processos de interface vendas-operação que impactam no nível de serviço de companhias aéreas mistas. Os principais resultados evidenciaram 7 indicadores a ser considerados e destacaram problemas no processo decisório. Como conclusão destaca-se os impactos da tomada da decisão na capacidade operacional.
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