OS EFEITOS DE SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE A PROPOSTA NORMATIVA DE CONVERGÊNCIA DAS REGRAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS AOS PADRÕES INTERNACIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.70881

Palabras clave:

discurso – convergência – internacionalização – regras contábeis

Resumen

O objetivo desse artigo é estudar os efeitos de sentidos produzidos sobre a proposta normativa de convergência das regras contábeis brasileiras aos padrões internacionais. O dispositivo teórico-analítico está filiado à Análise do Discurso de linha francesa proposta por Michel Pêcheux, com o objetivo de propor um deslocamento na compreensão do discurso institucional do Estado, a   fim   de   fugir   das   evidências   da   interpretação   e,   assim, compreender não o que o texto diz, mas os sentidos que este produz. O corpus discursivo utilizado para a análise foi construído a partir do Projeto de Lei no 121/2007 que deu origem a promulgação da Lei no 11.638/2007. No interior dessa reflexão, o estudo conclui que a inscrição ideológica da convergência produz sentidos que instauram uma certeza de segurança e estabilidade, mas que, de outro modo, faz significar o controle, a adaptação, estar em conformidade, visto que convergir apresenta uma carga semântica ligada ao sentido de estar junto, efeito da ideologia.

Biografía del autor/a

Almir Rodrigues Durigon, Universidade do Estado de Mato Grosso Curso de Ciências Contábeis Campus Jane Vanini

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciências Contabeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Fernanda Josende Coan, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale dos Sinos-UNISINOS. Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Ernani Ott, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Contabilidade pela Universidad de Deusto. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Carlos Alberto Diehl, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Unisinos.

Publicado

2021-02-09

Cómo citar

Durigon, A. R., Coan, F. J., Ott, E., & Diehl, C. A. (2021). OS EFEITOS DE SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE A PROPOSTA NORMATIVA DE CONVERGÊNCIA DAS REGRAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS AOS PADRÕES INTERNACIONAIS. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 12(3). https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.70881