OS EFEITOS DE SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE A PROPOSTA NORMATIVA DE CONVERGÊNCIA DAS REGRAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS AOS PADRÕES INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i3.70881Keywords:
discurso – convergência – internacionalização – regras contábeisAbstract
O objetivo desse artigo é estudar os efeitos de sentidos produzidos sobre a proposta normativa de convergência das regras contábeis brasileiras aos padrões internacionais. O dispositivo teórico-analítico está filiado à Análise do Discurso de linha francesa proposta por Michel Pêcheux, com o objetivo de propor um deslocamento na compreensão do discurso institucional do Estado, a fim de fugir das evidências da interpretação e, assim, compreender não o que o texto diz, mas os sentidos que este produz. O corpus discursivo utilizado para a análise foi construído a partir do Projeto de Lei no 121/2007 que deu origem a promulgação da Lei no 11.638/2007. No interior dessa reflexão, o estudo conclui que a inscrição ideológica da convergência produz sentidos que instauram uma certeza de segurança e estabilidade, mas que, de outro modo, faz significar o controle, a adaptação, estar em conformidade, visto que convergir apresenta uma carga semântica ligada ao sentido de estar junto, efeito da ideologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The works published in RC&C. Journal of Accounting and Management Control are subject to the following terms:
1.1. RC&C. Journal of Accounting and Management Control, through the Graduate Program in Accounting of the Department of Accounting – Sector of Applied Social Sciences – Federal University of Paraná, retains the ownership rights (copyright) of the published works and encourages and allows their reuse under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY-NC-SA 4.0), so that they may be copied, used, disseminated, transmitted, and publicly displayed, provided that:
1.1.a. The authorship and original source of publication (journal, publisher, URL, and article DOI) are properly cited.
1.1.b. They are not used for commercial or profit-making purposes.
1.1.c. The existence and specifications of this license are mentioned.
1.2. Each article published will be assigned a Digital Object Identifier (DOI).







