Nível de comparabilidade dos ativos intangíveis das companhias brasileiras do segmento de energia elétrica listadas na B3
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i2.58369Palabras clave:
Comparabilidade, Ativo intangível, Energia ElétricaResumen
Uma das vantagens da adoção das normas internacionais de contabilidade é a possibilidade de fazer comparações entre diversas empresas. Com isso, o objetivo do estudo consiste em verificar o nível de comparabilidade dos ativos intangíveis das empresas do segmento elétrico que estão listadas na B3. Para tanto, foram analisados critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação de ativos intangíveis divulgados no balanço patrimonial e nas notas explicativas. Para fins de análises, as empresas foram divididas conforme suas atividades principais: geração; transmissão; distribuição e geração; e transmissão e distribuição. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 43 empresas no período de 2013 a 2016. Quanto aos itens analisados nos documentos, investigou-se um item de reconhecimento, três de mensuração e cinco itens principais de evidenciação. Para as análises foram utilizados estatísticas descritivas e, com o intuito de verificar a comparabilidade, o índice de Herfindahl (H). Constatou-se discrepância de valores entre os ativos intangíveis e observou-se que todas as empresas do estudo que registram intangíveis possuem concessão. Os resultados do índice H referentes à comparabilidade dos métodos de avaliação de ativos intangíveis nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016 foram de 0,518, 0,483, 0,492 e 0,492, respectivamente. Quanto às realizações dos testes de recuperabilidade foram obtidos para o mesmo período os seguintes índices H: 0,646, 0,523, 0,516 e 0,508. Assim, conclui-se que as empresas analisadas apresentaram índices que indicam comparabilidade mediana no período investigado, indicando que não há uma padronização nas escolhas contábeis aplicadas pelas empresas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







