Fair Value Measurement: Análise do Nível de Concordância dos Usuários da Informação Contábil com Relação aos Critérios Propostos na Minuta de Pronunciamento (ED/2009/5) do IASB
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i3.50946Palabras clave:
Valor Justo, IASB, FASB, Normatização, Cartas ComentárioResumen
O valor justo e sua conceituação são discutidos tanto no meio acadêmico quanto no profissional, sendo sua aceitação questionada por parte de diferentes usuários. Em 2013, o IASB editou a IFRS 13, que trata diretamente dos critérios relacionados ao valor justo, em uma única norma. Assim, tendo como base a relevância do assunto em diferentes normas contábeis, o objetivo da pesquisa consiste em identificar o nível de concordância/discordância dos respondentes ao ED/2009/5 do IASB, referente ao Fair Value Measurement. Para a realização desse objetivo, foram classificadas e categorizadas, por meio de análise de conteúdo, as respostas advindas das cartas comentário recebidas pelo IASB. Os resultados, em uma amostra de 89 cartas comentário, demonstram que houve um nível maior de discordância por parte dos respondentes, que em sua maioria eram europeus, norte americanos e australianos. Já na análise do tipo de respondente não houve participação direta de acadêmicos, sendo a atuação mais presente a de órgãos normatizadores. Com relação à tipologia dos argumentos utilizados, observou-se uma diferença no seu uso quando a discordância ou concordância, sendo que na concordância a maior parte dos usuários preferiu não argumentar e, na discordância, foram utilizados argumentos baseados na prática profissional. A pesquisa contribui principalmente para o debate acerca dos critérios relacionados ao reconhecimento, mensuração e apresentação do valor justo, demonstrando o nível de aceitação dos usuários perante à norma atual do IASB.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







