Evasão e Justiça Acadêmica no Curso de Ciências Contábeis de Instituições do Ensino Superior Privadas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i3.79933Palavras-chave:
Percepção de Justiça, Instituição de Ensino Superior, Evasão Universitária.Resumo
O estudo tem por objetivo identificar qual a relação existente entre a propensão à evasão e a percepção de justiça de estudantes de cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior (IES) privadas do estado de Minas Gerais. Foi aplicado um questionário a 307 alunos de 5 Instituições. O questionário foi estruturado em três partes. A primeira refere-se à caracterização do respondente. A segunda parte do questionário refere- se aos motivos que pudessem influenciar na evasão. A terceira e última parte do questionário apresenta a escala de percepção de justiça acadêmica. A relevância do estudo é denotada na perspectiva teórica ao adicionar suposições de relações das percepções de justiça com a evasão. Os dados foram analisados mediante análise de regressão múltipla. Foi identificado que a percepção de justiça está diretamente relacionada com a evasão escolar em cursos de graduação de Ciências Contábeis, em especial na sua dimensão de justiça procedimental. Outras características também se mostraram significativas, como o período em curso e o fato do aluno possuir outra graduação. Através da identificação de como os alunos percebem a justiça em seu cotidiano na IES, e como essa percepção pode influenciar a propensão à evadir, novas políticas podem ser traçadas por professores e coordenadores de curso, a fim de diminuir a evasão nas IES privadas.
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