Práticas de Análise de Investimento em Startups do Norte e Noroeste do Estado do Paraná: Nível de Aderência ao Framework
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i1.75128Keywords:
Finanças, Contabilidade, EmpreendedorismoAbstract
O presente artigo tem por objetivo identificar o nível de aderência ao Framework de Práticas de Análise de Investimento em Startups do norte e noroeste do estado do Paraná para analisar a viabilidade do negócio e/ou produto. A população investigada são as startups do norte e noroeste do estado do Paraná, que estima-se a partir de uma série de levantamentos, serem aproximadamente 200 empreendimentos, com uma amostra final da pesquisa de 46 startups (taxa de resposta de 23%). A amostra é do tipo não-probabilística, pois o grupo a ser estudado foi escolhido intencionalmente pelos autores. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado. Os dados foram analisados por intermédio de estatística descritiva e de alguns outros testes estatísticos. Utilizou-se para medir o nível de aderência ao Framework o teste não-paramétrico de aderência X² (Qui-quadrado). E por fim, para verificação de quais variáveis, correspondentes às perguntas 1 até 11 (caracterização do respondente e da empresa), influenciam na aderência das práticas de investimento, foi realizado um teste X² de independência. Os achados permitiram inferir que não existe aderência ao Framework proposto para análise da viabilidade do produto e/ou negócio das startups. As práticas de análise de investimento tradicionais obtiveram uma maior aderência em relação às práticas complementares. As práticas com uma maior média de utilização pelas startups estudadas foram o payback, seguido da análise de cenários e do índice de lucratividade. Verificou-se ainda que as características dos respondentes (formação acadêmica, escolaridade e etc) e as característica da empresa (nº de sócios, mercado de atuação, fontes iniciais de investimento, entre outros) não foram variáveis que influenciaram o nível de aderência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Contabilidade e Controladoria - RC&C

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The works published in RC&C. Journal of Accounting and Management Control are subject to the following terms:
1.1. RC&C. Journal of Accounting and Management Control, through the Graduate Program in Accounting of the Department of Accounting – Sector of Applied Social Sciences – Federal University of Paraná, retains the ownership rights (copyright) of the published works and encourages and allows their reuse under the Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY-NC-SA 4.0), so that they may be copied, used, disseminated, transmitted, and publicly displayed, provided that:
1.1.a. The authorship and original source of publication (journal, publisher, URL, and article DOI) are properly cited.
1.1.b. They are not used for commercial or profit-making purposes.
1.1.c. The existence and specifications of this license are mentioned.
1.2. Each article published will be assigned a Digital Object Identifier (DOI).







