Práticas de Análise de Investimento em Startups do Norte e Noroeste do Estado do Paraná: Nível de Aderência ao Framework
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i1.75128Palabras clave:
Finanças, Contabilidade, EmpreendedorismoResumen
O presente artigo tem por objetivo identificar o nível de aderência ao Framework de Práticas de Análise de Investimento em Startups do norte e noroeste do estado do Paraná para analisar a viabilidade do negócio e/ou produto. A população investigada são as startups do norte e noroeste do estado do Paraná, que estima-se a partir de uma série de levantamentos, serem aproximadamente 200 empreendimentos, com uma amostra final da pesquisa de 46 startups (taxa de resposta de 23%). A amostra é do tipo não-probabilística, pois o grupo a ser estudado foi escolhido intencionalmente pelos autores. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado. Os dados foram analisados por intermédio de estatística descritiva e de alguns outros testes estatísticos. Utilizou-se para medir o nível de aderência ao Framework o teste não-paramétrico de aderência X² (Qui-quadrado). E por fim, para verificação de quais variáveis, correspondentes às perguntas 1 até 11 (caracterização do respondente e da empresa), influenciam na aderência das práticas de investimento, foi realizado um teste X² de independência. Os achados permitiram inferir que não existe aderência ao Framework proposto para análise da viabilidade do produto e/ou negócio das startups. As práticas de análise de investimento tradicionais obtiveram uma maior aderência em relação às práticas complementares. As práticas com uma maior média de utilização pelas startups estudadas foram o payback, seguido da análise de cenários e do índice de lucratividade. Verificou-se ainda que as características dos respondentes (formação acadêmica, escolaridade e etc) e as característica da empresa (nº de sócios, mercado de atuação, fontes iniciais de investimento, entre outros) não foram variáveis que influenciaram o nível de aderência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los trabajos publicados en la RC&C. Revista de Contabilidad y Controladoria están sujetos a los siguientes términos:
1.1. La RC&C. Revista Contabilidad & Controladoria, a través del Programa de Posgrado en Contabilidad del Departamento de Contabilidad – Sector de Ciencias Sociales Aplicadas – Universidad Federal de Paraná, retiene los derechos de propiedad (derechos de autor) de los trabajos publicados y incentiva y permite su reutilización bajo la Licencia Creative Commons 4.0 CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que puedan ser copiados, utilizados, difundidos, transmitidos y exhibidos públicamente, siempre que:
1.1.a. Se cite la autoría y la fuente original de la publicación (revista, editorial, URL y DOI del trabajo).
1.1.b. No se utilicen con fines comerciales o lucrativos.
1.1.c. Se mencione la existencia y las especificaciones de esta licencia de uso.
1.2. La publicación asignará a cada artículo un Identificador de Objeto Digital (DOI).







