Modificação de Opinião dos Auditores por Risco de Continuidade Operacional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i1.71085Keywords:
Auditoria, Relatório de Auditoria, Opinião Modificada, Continuidade Operacional.Abstract
O presente estudo teve por objetivo identificar o contexto em que os auditores independentes modificam a opinião de auditoria com base no risco de continuidade operacional, no que concerne à evolução temporal de casos, ao perfil das firmas de auditoria, aos segmentos econômicos das companhias auditadas e aos assuntos utilizados como justificativa para a tipificação do risco de continuidade operacional. Foram examinados 2.884 relatórios –de auditoria sobre as demonstrações financeiras anuais de 338 companhias não financeiras listadas na B3, no período de 2009 a 2017. Os exames revelaram 87 relatórios com opinião modificada associada ao risco de continuidade operacional e que: (i) há uma tendência de crescimento do número de relatórios com menção ao risco de continuidade operacional; (ii) entre as firmas de auditoria, a BDO auditoria é aquela com o maior número de emissões de relatórios de auditoria sobre continuidade operacional; (iii) fatores como a crise econômica parecem explicar a concentração dos eventos de modificação de opinião por risco de continuidade operacional em determinados setores da economia, com destaque para o setor de tecidos, vestuário e calçados; e (iv) dentre os assuntos que geraram a modificação de opinião sobre continuidade operacional pelo auditor ‘prejuízos e passivo a descoberto’ foi o que teve maior incidência, confirmando pesquisas anteriores sobre o tema e as próprias orientações da NBC TA 570. O estudo contribui para a expansão da literatura nacional sobre o risco de continuidade operacional, principalmente se for considerada a incipiência de trabalhos desenvolvidos a respeito do tema no Brasil e a discussão sobre o papel desempenhado pelos auditores a respeito.Auditoria; Relatório de Auditoria; Opinião Modificada; Continuidade Operacional.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The article submission implies commitment not to submit it to another journal and allows, if approved, its publication.
Whereas the authors of the text agree with the publication of this result without payment, reimbursement or compensation of any kind, the Journal Accounting & Controlling, through the Graduate Program in Accounting from the Accounting Department - Department of Applied Social Sciences - Federal University of Paraná, retains all copyright.
The published paperes do not necessarily representing the views of the magazine. Reproduction of articles, total or partial, can be made as long as the source is mentioned.
The authores are responsable for any kind of plagiarism in published papers.
The person responsible for submission declares under penalty of law, that the information about the authorship of the work is absolutely true and complete.