Modificação de Opinião dos Auditores por Risco de Continuidade Operacional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v12i1.71085Palavras-chave:
Auditoria, Relatório de Auditoria, Opinião Modificada, Continuidade Operacional.Resumo
O presente estudo teve por objetivo identificar o contexto em que os auditores independentes modificam a opinião de auditoria com base no risco de continuidade operacional, no que concerne à evolução temporal de casos, ao perfil das firmas de auditoria, aos segmentos econômicos das companhias auditadas e aos assuntos utilizados como justificativa para a tipificação do risco de continuidade operacional. Foram examinados 2.884 relatórios –de auditoria sobre as demonstrações financeiras anuais de 338 companhias não financeiras listadas na B3, no período de 2009 a 2017. Os exames revelaram 87 relatórios com opinião modificada associada ao risco de continuidade operacional e que: (i) há uma tendência de crescimento do número de relatórios com menção ao risco de continuidade operacional; (ii) entre as firmas de auditoria, a BDO auditoria é aquela com o maior número de emissões de relatórios de auditoria sobre continuidade operacional; (iii) fatores como a crise econômica parecem explicar a concentração dos eventos de modificação de opinião por risco de continuidade operacional em determinados setores da economia, com destaque para o setor de tecidos, vestuário e calçados; e (iv) dentre os assuntos que geraram a modificação de opinião sobre continuidade operacional pelo auditor ‘prejuízos e passivo a descoberto’ foi o que teve maior incidência, confirmando pesquisas anteriores sobre o tema e as próprias orientações da NBC TA 570. O estudo contribui para a expansão da literatura nacional sobre o risco de continuidade operacional, principalmente se for considerada a incipiência de trabalhos desenvolvidos a respeito do tema no Brasil e a discussão sobre o papel desempenhado pelos auditores a respeito.Auditoria; Relatório de Auditoria; Opinião Modificada; Continuidade Operacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







