ESTRUTURAS DE PROPRIEDADE E CONTROLE E O DESEMPENHO DAS COMPANHIAS ABERTAS NÃO FINANCEIRAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v7i2.37411Keywords:
Ação Ordinária, Ação Preferencial, Concentração Acionária, Desempenho FinanceiroAbstract
O presente trabalho investiga as relações entre as estruturas de propriedade e de controle e o desempenho financeiro das empresas não financeiras listadas na BM&FBOVESPA entre os anos de 2008 e 2012. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura acerca das estruturas de propriedade e de controle, assim como de sua relação com o desempenho das empresas, medido pelo Retorno sobre o Ativo (ROA), Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE), Margem Líquida (ML), Lucro por Ação (LPA) e Endividamento Geral (END). Assim, foram coletados os dados financeiros necessários para as análises a partir do banco de dados do Economatica®, os quais foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva e de análise de regressões simples com dados em painel desbalanceado e com efeitos aleatórios. No total, após o tratamento de outliers pela técnica de Winsor, foram analisadas 1.660 observações de 332 empresas. Os resultados mostram que tanto a propriedade como o controle das empresas ainda são concentrados, e que a concentração do controle é mais evidente que a de propriedade. Foi possível, ainda, verificar que o ROA está relacionado negativa e significativamente com a concentração de propriedade e de controle e o ROE está positiva e significativamente relacionado à propriedade. O END também está relacionado positivamente à propriedade e ao controle. Com isso, este estudo contribui com um recorte da estrutura de propriedade e controle das empresas no mercado brasileiro de capitais após 2008, ano de mudança nas normas contábeis no Brasil e de crise financeira nos mercados de capitais, além de indicar sua relação com a rentabilidade e o endividamento das firmas investigadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The article submission implies commitment not to submit it to another journal and allows, if approved, its publication.
Whereas the authors of the text agree with the publication of this result without payment, reimbursement or compensation of any kind, the Journal Accounting & Controlling, through the Graduate Program in Accounting from the Accounting Department - Department of Applied Social Sciences - Federal University of Paraná, retains all copyright.
The published paperes do not necessarily representing the views of the magazine. Reproduction of articles, total or partial, can be made as long as the source is mentioned.
The authores are responsable for any kind of plagiarism in published papers.
The person responsible for submission declares under penalty of law, that the information about the authorship of the work is absolutely true and complete.