Oportunidades de Melhorias Identificadas a partir da Satisfação dos Graduandos em Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.17.98219Resumo
As instituições de ensino buscam a excelência e investem em melhorias. Entretanto, muitas vezes, priorizam aspectos que não são tão importantes para os alunos, deixando de lado oportunidades de aprimorar o que realmente importa. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar oportunidades de melhoria com base na satisfação de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública e duas privadas, situadas no Sudoeste do Paraná. Para isso, foram coletadas 175 respostas válidas por meio de um levantamento survey, e os dados foram analisados usando o Modelo Kano e a matriz de importância versus desempenho. Por um lado, os resultados mostraram que atributos como atendimento, relevância das disciplinas e organização da carga horária são decisivos para os alunos e estão sendo bem avaliados. Por outro lado, serviços de apoio, como o funcionamento da biblioteca, laboratórios e atendimento extraclasse, foram apontados como pontos críticos que precisam de melhorias, principalmente na instituição pública. Além disso, a pesquisa revelou que a maioria dos estudantes ainda não trabalha na área contábil, sustentando a importância de os conteúdos terem aplicação prática para melhor prepará-los para a inserção no mercado de trabalho.
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