O lugar da arte na transformação da humanidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85279

Keywords:

discurso, arte, humanidade.

Abstract

Este trabalho objetiva refletir sobre os processos de discursivização da/sobre a arte na conjuntura política brasileira atual a partir de falas do presidente Jairo Bolsonaro em uma live em que tratou de vetos à filmes autorizados pela ANCINE e através de recortes do doc-ficção Afronte, que aborda, a partir de narrativas que exploram realidades vivenciadas por negros homossexuais no Distrito Federal, questões de gênero e sexualidade, racismo, representatividade, dentre outras questões. Pretendemos, fundamentados nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso pêcheuxtiana, analisar os efeitos de sentidos produzidos nas materialidades selecionadas para este estudo a fim de compreender como são mobilizados discursos de opressão e resistência no interior das relações sociais de classe inerentes ao modo de produção capitalista em sua crise atual e como na luta ideológica em curso, pensando especificamente na esfera da arte e nos modos como este complexo vem sendo significado no Brasil contemporâneo, estes discursos funcionam.

 

Palavras-chave: discurso; arte; humanidade.

Author Biographies

Alexandre Souza Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduado em Letras/Português, pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2013); graduado em Tecnologia em Sistemas Elétricos pelo Instituto Federal de Alagoas (2009); Especialista na área de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (EDHDI) - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2012). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2019). Doutorando em Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor efetivo de Língua Portuguesa das redes públicas municipais de Arapiraca/AL e Girau do Ponciano/AL. Membro do GEDON- Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso; educação; ensino de literatura e formação do leitor.

Belmira Rita da Costa Magalhães, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (1992; 1999) e realizou o estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense (2008/2009). Atua como professora titular voluntária na Universidade Federal de Alagoas, no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL). Suas pesquisas e produções são desenvolvidas nas áreas: 1. Análise do Discurso Político; 2. Literatura; 3. Estudos de Gênero. Seus trabalhos têm ênfase nos seguintes estudos: ideologia e inconsciente, história, política, gênero, literatura e sociedade. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFAL, nos biênios 2001-2003, 2005-2007 e 2011-2013.

Published

2023-03-18

How to Cite

Cavalcante, A. S., & da Costa Magalhães, B. R. (2023). O lugar da arte na transformação da humanidade. Revista Letras, 105(1). https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85279

Issue

Section

X SEAD: Luta de classes, gênero e raça