v. 105 n. 1 (2022)

Seção I: Diálogos Internacionais Sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas

Seção II: X SEAD: Luta de classes, gênero e raça

Publicado: 2023-03-18

Edição completa

Dossiê Temático 2022

  • Apresentação da Revista Letras 105

    Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia, Maria Helena Araújo e Sá, Sweder Souza, Vanise Gomes Medeiros
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.90133

Diálogos Internacionais Sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas

  • Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas

    Sweder Souza, Maria Helena Araújo e Sá
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85749
  • Políticas linguísticas educacionais em contextos multilingues africanos

    Cristine Gorski Severo, Ezra Nhampoca
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85256
  • Formação de professores de língua portuguesa em Moçambique: a literatura como mediadora intercultural

    Ana Catarina Mateus Monteiro
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.84821
  • A formação inicial e continuada de professores de línguas no Brasil: um cotejamento entre as Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019

    Fernanda Veloso, Altair Pivovar
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85297

X SEAD: Luta de classes, gênero e raça

  • Foi Palmares mesmo que você disse?

    Glória França, Mariana Jafet Cestari, Rogério Modesto
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85371
  • Fragmentos de discursos de um cotidiano racializado: ressonâncias de Memórias da plantação

    Vanise Medeiros, André Cavalcante
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.86093
  • Presença negra no sul do Brasil: as suturas na materialização da memória

    Gesualda dos Santos Rasia
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.86137
  • O colorismo em Alice Walker e a construção interseccional de feminilidades negras

    Larissa da Silva Fontana
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85299
  • Funcionamento do imaginário de guerra no mangá de Shingeki No Kyojin: implicações étnico-raciais

    Francisca Mônica da Silva Santos
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.84837
  • LGBTQQICAPF2K+ entre a transparência e a opacidade: as restritivas na determinação das identidades

    Ezequiel Nunes Pires, Bruna Navarrina de Moura
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85298
  • O processo de manualização do saber linguístico em um manual de linguagem inclusiva institucional: uma análise discursiva

    Camilla Machado Cruz
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.84443
  • O lugar da arte na transformação da humanidade

    Alexandre Souza Cavalcante, Belmira Rita da Costa Magalhães
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85279
  • Luta de classes, crise sanitária e dignidade humana: uma análise discursiva da desigualdade social estrutural materializada em discursos acerca da Covid-19

    Naiara Souza da Silva, Mariana Jantsch de Souza
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85311
  • A metáfora contra a metáfora: Materialidades da Comemoração de Direitos

    Iago Moura
    DOI: https://doi.org/10.5380/rel.v105i1.85304