UMA REFLEXÃO PSICOLINGÜ1STICA

Otilia Arns

Resumo


O comportamento lingüístico dos seres humanos está sendo estudado, nas últimas décadas, por cientistas intevdisciplinares.
O enfoque dos mesmos visa a psicologia da percepçãoe a psicologia da comunicação. Cada cientista explora sua área do saber. Cabe, no entanto, às ciências lingüísticas explorar todos os aspector, do fenômeno da língua como língua e o papel que ela exerce sobre o homem.
Neste trabalho a autora evoca uma reflexxão psicolingüísticasobre o desenvolvimento da língua no ser humano, seu funcionamento e uso, sob os prismas seguintes:1. A língua — uma propriedade do ser humano2. A língua — um instrumento da comunicação3. A língua — um fenômeno social4. A língua — o status lingüístico socialConclui pretender suscitar uma reflexão sobre o fenômenopsico-social da lingua, centrado no mistério de o ser humano, e só ele, ser dotado do instrumento da fala sobre o qual ele dispõe para o bem, ou para o mal

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v31i0.19355

Revista Letras - ISSN 0100-0888 (versão impressa) e 2236-0999 (versão eletrônica)

 

Licença Creative Commons
Revista Letras está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.