UMA REFLEXÃO PSICOLINGÜ1STICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v31i0.19355Resumo
O comportamento lingüístico dos seres humanos está sendo estudado, nas últimas décadas, por cientistas intevdisciplinares.O enfoque dos mesmos visa a psicologia da percepçãoe a psicologia da comunicação. Cada cientista explora sua área do saber. Cabe, no entanto, às ciências lingüísticas explorar todos os aspector, do fenômeno da língua como língua e o papel que ela exerce sobre o homem.
Neste trabalho a autora evoca uma reflexxão psicolingüísticasobre o desenvolvimento da língua no ser humano, seu funcionamento e uso, sob os prismas seguintes:1. A língua — uma propriedade do ser humano2. A língua — um instrumento da comunicação3. A língua — um fenômeno social4. A língua — o status lingüístico socialConclui pretender suscitar uma reflexão sobre o fenômenopsico-social da lingua, centrado no mistério de o ser humano, e só ele, ser dotado do instrumento da fala sobre o qual ele dispõe para o bem, ou para o mal
Downloads
Como Citar
Arns, O. (1982). UMA REFLEXÃO PSICOLINGÜ1STICA. Revista Letras, 31. https://doi.org/10.5380/rel.v31i0.19355
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

