LITERATURA "MENOR": Linguagem e Identidade Cultural num Conto Afro-Americano
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v44i0.19073Palavras-chave:
Literatura Afro-americana, identidade cultural, Sonia SanchezResumo
Este artigo aborda a constituição da literatura afro-americana como literatura "menor", no sentido discutido por Deleuze e Guattari, isto é, aquela que subverte a língua padrão e a literatura "oficial" de um país. Tal literatura desempenha importante papel na formação da identidade cultural do negro norte-americano, não só por tratar de temas relativos ao seu mundo, mas, principalmente, por incorporar, na linguagem literária, a
fala do gueto e os ritmos da música negra, constituindo assim uma tradição literária própria. Tonia-se, para análise, o conto "Just don't never give up on love", de Sonia Sanchez, por tratar-se de um belo exemplo de prosa poética, na qual a linguagem colore e suaviza temas como a brutalidade e o sofrimento de vidas femininas. O conto é uma afirmação da identidade e uma celebração da força da mulher negra.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.