Sobre la revista

Seja bem vindo(a) ao Jornal de Políticas Educacionais, periódico Qualis CAPES A2, em circulação desde 2007 e mantido por pesquisadores(as) do Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE, do Setor de Educação da UFPR. Tem como finalidade publicar artigos inéditos na área de Políticas Educacionais, abrangendo temáticas que envolvam a análise de políticas em todos os níveis e modalidades de ensino, bem como a avaliação de políticas educacionais, planejamento e gestão educacional, financiamento da educação, educação comparada, entre outras temáticas desse campo de conhecimento.

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Número actual

Vol. 18 (2024)
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Publicado: 2024-01-11

Artigos

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS

Dossiê "Planejamento e Gestão da Educação: movimentos e perspectivas"

  • APRESENTAÇÃO DOSSIÊ: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO: MOVIMENTOS E PERSPECTIVAS

    Maria Alice de Miranda Aranda, Regina Tereza Cestari de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.94227
  • PLANEJAMENTO E GESTÃO: DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO

    Cristiane Machado, Aline Gabriele Pereira, Aline Gasparim Christianini, Anderson Francisco Guimarães Maia
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92422
  • PLANEJAMENTO COMO ATIVIDADE INERENTE DA GESTÃO EDUCACIONAL: CARACTERÍSTICAS DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO SUL DO MS

    Maria Alice de Miranda Aranda, Elis Regina dos Santos Viegas, Fabiany dos Santos Barcelos
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92555
  • MOVIMENTOS DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL: DA ELABORAÇÃO AO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

    Regina Tereza Cestari de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92614
  • ELABORAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA: DO MOVIMENTO À ESTAGNAÇÃO

    Elisangela Alves da Silva Scaff
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92420
  • O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO ATRAVESSADO PELO GERENCIALISMO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMULAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

    Tauã Carvalho de Assis
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92643
  • DEMOCRACIA, PÓS-DEMOCRACIA E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA

    Dinair Leal da Hora
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92454
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO DE RONDÔNIA: CONTRADIÇÕES E RESISTÊNCIAS (2013-2020)

    Evelyn Iris Leite Morales Conde, Elaine Teixeira Pedro
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92556
  • DIRETRIZES E BASES PARA A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

    Edson Francisco de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92866
  • NEOLIBERALISMO EM EDUCAÇÃO – E QUANDO AS ‘UTOPIAS INDIVIDUAIS’ NÃO BASTAM?

    Mariline Grangeia Santos, António Neto-Mendes
    DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92026
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