Projetos nas escolas: uma política de secundarização da especificidade do trabalho escolar
Resumo
O presente estudo analisou projetos e seu impacto na organização do trabalho pedagógico nas escolas de Araucária. A presença de projetos nas escolas demonstrou que estes promovem a fragmentação do trabalho pedagógico e secundarizam o acesso ao conhecimento erudito. Os projetos são resultado da pulverização das políticas públicas que substituem o planejamento por uma lista de projetos com ações pontuais, o que abre espaço para atuação de empresas e ONG na escola, com interesses antagônicos aos dos filhos da classe trabalhadora.
Palavras-chave
Políticas Públicas; Projetos; Educação Básica
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20531
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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.
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