Construindo o “Portal da solidariedade”: Dilemas e desafios da extensão durante a pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i31.86235Keywords:
Sites da web, Comunidade, Ação social, Prestação de serviçosAbstract
A proposta de construção do site da web “portal da solidariedade” como uma ferramenta para divulgação de serviços e produtos da comunidade de Araquari-SC, especialmente das imediações do campus do IFC, passou por diversos desafios. Pretendia-se desenvolver espaço independente para colaboração e contato de moradores, necessidade que ficou visível no período da pandemia de COVID-19, quando a mesma dificultou o contato presencial que potencializava o comércio de produtos artesanais e o trabalho de pequenos prestadores de serviço. Mediante conversas com a associação de bairro das imediações do campus (AMORABI), bairro Itinga, percebeu-se que listas de whatsapp apesar de servirem ao propósito, apresentavam instabilidade e dificuldade de organização. Um site com banco de dados integrando informações seria de grande utilidade para comunidade, dando independência e agilidade ao processo. O Portal da Solidariedade além do banco de dados também trazia informações sobre covid-19 e prevenção. O avanço das conversas com a comunidade fez perceber a possibilidade de transformar a iniciativa num portal mais amplo para as comunidades locais, que tem pouca visibilidade na internet e dependem de perfis em redes sociais, portanto, sendo dependentes dessas plataformas e seus interesses comerciais que muitas vezes são antagônicos aos valores comunitários. Apesar dos esforços, a conclusão do site, bem como sua publicação na Web ficou pendente devido a problemas operacionais nos servidores do IFC-Araquari, dilema que alerta para iniciativas como a apresentada.
Downloads
References
AMÂNCIO, Thiago. Invasões de aulas online se espalham e constrangem alunos e professores. Folha de São Paulo. 29 de Maio de 2021. Extraído de: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/05/invasoes-de-aulas-online-se-espalham-e-constrangem-alunos-e-professores.shtml. Acesso em: 31 de mai de 2022.
BERNARDES, Juliana Reis; LIMA, Thais Cristina Ferreira; SILVA, Bárbara Letícia de Souza. Os impactos financeiros da Covid-19 nos negócios. Revista da FAESF, v. 4, Floriano (PI), 2020.
BRIGHENTI, C. A. Povos indígenas em Santa Catarina. In: NÖTZOLD, A. L. V.; ROSA, H. A.; BRINGMANN, S. F. (Org.). Etnohistória, história indígena e educação: contribuições ao debate. Porto Alegre: Pallotti, 2012. [p. 37-65].
BUENO, F.T.C., SOUTO, E.P., and MATTA, G.C. Notas sobre a trajetória da Covid19 no Brasil. In: MATTA, G.C., REGO, S., SOUTO, E.P., and SEGATA, J., eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021, pp. 27-39.
DINIZ, Emily Gabriele Marques et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 72999-73010, 2020.
LEITE, Weslley Dalcol; BECKER, Maria Lúcia. Comunicação comunitária e internet: estudo de caso do portal comunitário de Ponta Grossa-PR. Anais do XIX EAIC – 28 a 30 de outubro de 2010, UNICENTRO, Guarapuava –PR. Acessado em 31 de Dezembro de 2021. Disponível em: https://anais.unicentro.br/xixeaic/pdf/433.pdf
LIMA, A.L.S., PÉRISSE, A.R.S., LEANDRO, B., BATISTELLA, C.E., ARAÚJO, F., SANTOS, J.L.M.S., ANGELO, J., MARTINS, M., GRACIE, R., and OLIVEIRA, R.G. Covid-19 nas favelas: cartografia das desigualdades. In: MATTA, G.C., REGO, S., SOUTO, E.P., and SEGATA, J., eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021, pp. 111-121.
LINDOVAL DE OLIVEIRA, Francisco; DE OLIVEIRA DA CUNHA, Diego. Dispositivo Digital: Relato de Experiência na Produção de Objeto de Aprendizagem Pedagógica. Extensão em Foco, [S.l.], n. 24, ago. 2021. ISSN 2358-7180. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/74553 >. Acesso em: 29 maio 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i24.74553.
MORENO, A.B., and MATTA, G.C. Covid-19 e o dia em que o Brasil tirou o bloco da rua: acerca das narrativas de vulnerabilizados e grupos de risco. In: MATTA, G.C., REGO, S., SOUTO, E.P., and SEGATA, J., eds. Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia [online]. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021, pp. 41-50.
YAMAMOTO, Débora Cajé. Mobilizações feministas na internet e a formação de redes de solidariedade online. Ponto Urbe [Online], 29 | 2021, posto online no dia 27 dezembro 2021, consultado o 31 dezembro 2021. URL: http://journals.openedition.org/pontourbe/10997
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright in articles published in this journal rests with the author, with first publication rights to the journal. As a result of being published in this open access journal, the articles are free to use, and any part of the publications may be reproducing provided that proper credit is given.
All articles published in the Journal Extensão em Foco are under CC BY 4.0 International license.


