Desafios e perspectivas da curricularização da extensão: uma análise a partir da percepção de coordenadores universitários
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.97117Palavras-chave:
Curricularização da extensão. Educação libertadora. Democratização do conhecimento.Resumo
O artigo aborda os desafios e perspectivas da curricularização da extensão universitária, analisando sua implementação no campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (UFVCRP). A extensão universitária, integrada ao currículo, busca promover a interação entre o conhecimento acadêmico e as demandas da sociedade, visando uma formação mais ampla dos alunos. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, combinando revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso. A análise de conteúdo foi utilizada para identificar padrões e desafios na implementação da curricularização da extensão. Os principais obstáculos apontados incluem a falta de engajamento de docentes e discentes, restrições financeiras e logísticas, além da sobrecarga curricular. Os coordenadores entrevistados enfatizaram a necessidade de maior integração entre extensão e pesquisa, flexibilização curricular e aumento do apoio institucional para garantir a sustentabilidade das atividades extensionistas. Apesar das dificuldades, a curricularização da extensão apresenta grande potencial para fortalecer o papel social da universidade, promovendo uma conexão mais sólida entre academia e comunidade e proporcionando aos estudantes uma formação mais abrangente e aplicada, capacitando-os para enfrentar problemas reais por meio de experiências práticas e interdisciplinares.
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