Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 20MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo, requisitos bibliográficos e template disponível para cada modalidade de submissão. Caso o artigo não esteja no TEMPLATE disponível para cada modalidade de submissão,  ele não será submetido a avaliação, sendo assim rejeitado na avaliação preliminar.
  • O artigo apresenta contribuição para as áreas da Extensão Universitária, sendo fruto de atividade extensionista ou de estudos teóricos e metodológicos que envolvam as diretrizes e áreas da Extensão. Não serão aceito artigos de Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertações ou Teses que NÃO TENHAM relação com a Extensão Universitária.
  • Os autores se responsabilizam pela verificação de plágio em seu artigo. Caso seja constatado indícios de plágio, o artigo será rejeitado.
  • O artigo faz referência a pelo menos um (01) trabalho publicado na Revista Extensão em Foco.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do texto e do arquivo. Caso seja identificado que os autores não seguiram esta recomendação, o artigo será rejeitado na avaliação preliminar.

    Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade dos envolvidos no processo:
    AUTORES: para a submissão do trabalho à revista excluir do texto os nomes tanto na página inicial (abaixo do título e no rodapé) como em caso de referência, nota de rodapé, etc. Aplicar ao documento submetido a remoção de informações pessoais (como exemplificado abaixo).
    *Todas as informações completas sobre a afiliação dos autores, titulação, ORCID, instituição de origem, cidade e país deve estar nos metadados, inseridos no cadastro da submissão, no sistema da Revista. Artigos que não estiverem atendendo este requisito serão rejeitados.
    AVALIADORES: em caso de upload de versão revisada no sistema da revista (com notas, comentários, etc), aplicar ao documento a remoção de informações pessoais (como exemplificado abaixo).
    Exemplo de remoção de informações pessoais pelo Microsoft Office:
    Iniciar em Arquivo, no menu principal > informações > verificar se há problemas > inspecionar documento > habilitar propriedades do documento e informações pessoais >inspecionar> após resultado da inspeção selecionar remover tudo.

Diretrizes para Autores

Obs: e-mails enviados pelo Sistema da Revista após a submissão

Para garantir que os e-mails enviados  durante o fluxo editorial sejam recebidos na sua caixa de entrada principal, adicione à sua lista de contatos:  revista_ojs@ufpr.br  

 

VERIFIQUE ABAIXO AS MODALIDADES DE SUBMISSÃO E OS ARQUIVOS MODELOS PARA CADA MODALIDADE

Atenção: artigos que não estiverem nos modelos disponíveis para cada modalidade de submissão serão rejeitados.

Artigo Original

  • Artigo inédito de natureza conceitual ou de apresentação de ideias, metodologias, processos e resultados relacionados a ações extensionistas por meio de programas, projetos ou outras modalidades de extensão universitária.

  • No máximo 6 autores, devendo pelo menos um deles possuir o título de Doutor.* 

  • Conter entre 15 e 20 páginas, elaborado de acordo com template disponível:  Acesse aqui o template para Artigo Original  (baixe o modelo e use para inserir o trabalho: Arquivo ->fazer download)

 * Para submissões a partir de agosto/2023.

Artigo de Revisão

  • Artigo de revisão da literatura sobre extensão universitária, podendo ser analítica, de base, temporal, temática, histórica, de atualização, bibliográfica ou crítica, sobre determinada área temática ou linha da extensão.  

  • No máximo 6 autores, devendo pelo menos um deles possuir o título de Doutor.*

Conter entre 15 e 20 páginas, elaborado de acordo com template disponível.Acesse aqui o template para Artigo de Revisão ((baixe o modelo e use para inserir o trabalho: Arquivo ->fazer download)

  * Para submissões a partir de agosto/2023.

Relato de Experiência

  • Relato inédito de experiências decorrentes da execução de programas e projetos de extensão ou outras atividades extensionistas, articulado com as fundamentações teóricas relacionadas e com as discussões dos resultados observados.

  • No máximo 10 autores.*

  • Conter de 8 a 15 páginas, elaborado de acordo com template disponível. Acesse aqui o template para Relato de Experiência (baixe o modelo e use para inserir o trabalho: Arquivo ->fazer download)

  * Para submissões a partir de agosto/2023.

Resenha

  • Apresentação crítica de obra textual ou de mídia cujo tema tenha relevância no contexto das áreas temáticas da extensão universitária.

  • Limitado a 1 autor.*

Conter no máximo  5 páginas, elaborado de acordo com template disponível: Acesse Acesse aqui o template para Resenha (baixe o modelo e use para inserir o trabalho: Arquivo ->fazer download)

 *Para submissões a partir de agosto/2023.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.