Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justifique em Comentários ao Editor.
  • O manuscrito segue as diretrizes de estilo, os requisitos bibliográficos e o modelo disponíveis para cada tipo de submissão. Caso o artigo não esteja formatado de acordo com o modelo fornecido para o tipo de submissão, ele não será enviado para revisão e será rejeitado na avaliação preliminar.
  • O artigo oferece uma contribuição para a área de Extensão Universitária, decorrente de atividades extensionistas ou de estudos teóricos e metodológicos que envolvam as diretrizes e áreas da Extensão. Não serão aceitos artigos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses que não sejam relacionados à Extensão Universitária.
  • Os autores são responsáveis por verificar se há plágio em seus artigos. O relatório gerado pelo software utilizado deve ser incluído na submissão do artigo. (Software gratuito sugerido: CopySpider)
  • O artigo faz referência a pelo menos dois trabalhos publicados no periódico Extensão em Foco (para submissões a partir de 1º de junho de 2025).
  • Todos os endereços de páginas da web (URLs) incluídos no texto (por exemplo, http://www.ibict.br) estão ativos e clicáveis.
  • Os arquivos de envio devem estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, desde que não excedam 20 MB.
  • A identificação do autor foi removida do texto e do arquivo. Caso seja constatado que os autores não seguiram essa recomendação, o artigo será rejeitado durante a avaliação preliminar.

    Para garantir a integridade do processo de revisão por pares às cegas, todas as medidas possíveis devem ser tomadas para evitar a revelação das identidades dos envolvidos:

    AUTORES:

    Remova todos os nomes dos autores do manuscrito (tanto na página de título — abaixo do título quanto no rodapé — e em qualquer outro lugar, como referências ou notas de rodapé).

    Aplique a inspeção de documentos para remover informações pessoais (veja o exemplo abaixo).

    Todas as informações completas do autor — incluindo afiliação, titulação acadêmica, ORCID, instituição de origem, cidade e país — devem ser inseridas nos metadados da submissão no sistema do periódico. Artigos que não atenderem a esse requisito serão rejeitados.

    REVISORES:

    Se você enviar uma versão revisada do manuscrito (com notas, comentários, etc.), aplique a inspeção de documentos para remover suas informações pessoais (veja o exemplo abaixo).

    Exemplo de remoção de informações pessoais no Microsoft Office:

    Acesse Arquivo no menu principal

    Selecione Informações

    Clique em Verificar Problemas > Inspecionar Documento.

    Habilite Propriedades do Documento e Informações Pessoais e clique em Inspecionar.

    Após a conclusão da inspeção, clique em Remover Tudo na seção de informações pessoais.

Diretrizes para Autores

Obs: e-mails enviados pelo Sistema da Revista após a submissão

Para garantir que os e-mails enviados  durante o fluxo editorial sejam recebidos na sua caixa de entrada principal, adicione à sua lista de contatos:  revistaextensao@ufpr.br  

 

VERIFIQUE ABAIXO AS MODALIDADES DE SUBMISSÃO E OS ARQUIVOS MODELOS PARA CADA MODALIDADE

Atenção: artigos que não estiverem nos modelos disponíveis para cada modalidade de submissão serão rejeitados.

Artigo Original

  • Artigo inédito de natureza conceitual ou de apresentação de ideias, metodologias, processos e resultados relacionados a ações extensionistas por meio de programas, projetos ou outras modalidades de extensão universitária.

  • No máximo 6 autores, devendo pelo menos um deles possuir o título de Doutor.* 

  • Conter entre 15 e 20 páginas, elaborado de acordo com template disponível:  Acesse aqui o template para Artigo Original  (baixe o modelo e use para inserir o trabalho: Arquivo ->fazer download)

 * Para submissões a partir de agosto/2023.

Artigo de Revisão

  • Artigo de revisão da literatura sobre extensão universitária, podendo ser analítica, de base, temporal, temática, histórica, de atualização, bibliográfica ou crítica, sobre determinada área temática ou linha da extensão.  

  • No máximo 6 autores, devendo pelo menos um deles possuir o título de Doutor.*

Conter entre 15 e 20 páginas, elaborado de acordo com template disponível.Acesse aqui o template para Artigo de Revisão ((baixe o modelo e use para inserir o trabalho: Arquivo ->fazer download)

  * Para submissões a partir de agosto/2023.

Relato de Experiência

  • Relato inédito de experiências decorrentes da execução de programas e projetos de extensão ou outras atividades extensionistas, articulado com as fundamentações teóricas relacionadas e com as discussões dos resultados observados.

  • No máximo 10 autores.*

  • Conter de 8 a 15 páginas, elaborado de acordo com template disponível. Acesse aqui o template para Relato de Experiência (baixe o modelo e use para inserir o trabalho: Arquivo ->fazer download)

  * Para submissões a partir de agosto/2023.

Resenha

  • Apresentação crítica de obra textual ou de mídia cujo tema tenha relevância no contexto das áreas temáticas da extensão universitária.

  • Limitado a 1 autor.*

Conter no máximo  5 páginas, elaborado de acordo com template disponível: Acesse Acesse aqui o template para Resenha (baixe o modelo e use para inserir o trabalho: Arquivo ->fazer download)

 *Para submissões a partir de agosto/2023.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

Consulte nossos documentos e políticas institucionais para mais informações em: https://ufpr.br/lgpd/documentos/